Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
06:58:57
informe o texto

Notícias / Geral

27/07/2019 às 10:44

Falta de informação pode contribuir para superlotação de unidades de saúde

Veja na reportagem quais os serviços disponibilizados pelo Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande

Camila Paulino

Falta de informação pode contribuir para superlotação de unidades de saúde

Se dirigir ao local correto, garante melhor atendimento e mais agilidade nos procedimentos

Foto: Divulgação

A maioria da população que precisa de atendimento médico gratuito muitas vezes se perde ao buscar o serviço, isso porque nem todo mundo sabe qual local, horário e especialidades disponíveis, em cada unidade. Por falta de conhecimento, muitos pacientes se dirigem ao local inapropriado, o que acarreta em superlotação de algumas unidades.

A reportagem do Leiagora apurou quais os principais serviços oferecidos pelo Estado e ainda pelas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande no setor da saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) mantém 11 hospitais que atendem emergência, urgência e cirurgias, 24h, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Ao todo são seis Hospitais Regionais nas cidades de Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Sorriso, Sinop e Cáceres.

Além disso, o Estado é responsável pela gestão dos hospitais Metropolitano em Várzea Grande, Santa Casa de Cuiabá e de três hospitais municipais em Água Boa, Barra do Bugres e Peixoto de Azevedo.

O Estado custeia 4 Centros de Saúde sendo: o Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), um de Odontologia para pacientes especiais, o de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e o de Assistência Psicossocial (Adauto Botelho), além do Hemocentro, e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O horário de funcionamento destas unidades são de oito horas de segunda a sexta.

A SES ainda administra as Superintendências de Vigilância Sanitária e a Assistência Farmacêutica (Farmácia de Alto Custo) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e não fecha para almoço.

O Governo do Estado também é responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pela Central Estadual de Transplantes, que trabalham em regime de plantão 24 horas por dia.

Cuiabá

Na Capital há ao todo 92 locais de atendimento da Atenção Básica, que trata da saúde preventiva e é responsável pelos programas de saúde.

Estas unidades ofertam consultas e exames que podem ser realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde da Família (PSF) e Postinhos de Saúde, que funcionam por meio de agendamento, de segunda à sexta-feira das 7h às 17h.

Cuiabá possui um Consultório de Rua que faz atendimento de saúde e serviço social à pessoas em situação de rua.

Odontologia - Ao todo 19 equipes de saúde bucal atendem pela Atenção Básica (dentro das UBF’s). Além de 10 clínicas odontológicas, sendo que sete são Centros de Especialidades Odontológicas.  

Além disso, outras quatro unidades odontológicas funcionam 24 horas nas UPA’s dos bairros Morada Ouro e Pascoal Ramos, e também nas Policlínicas do Coxipó  e Verdão. Na Políclínica do Pedra 90, atende urgência pela manhã e atendimento com agendamento para pessoas em situação de rua e moradores do bairro, no período da tarde.

A Prefeitura custeia quatro Policlínicas, nos bairros Verdão, Pedra 90, Planalto e no bairro Vista Alegre (na região do Coxipó), além de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), localizadas nos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos, que funcionam 24h.

Estas unidades são voltadas para atendimentos de urgência e emergência, como acidentes, traumas, fraturas, queimaduras, porém vivem superlotadas porque muitos pacientes que deveriam buscar atendimento na Atenção Básica (UBS, PSF e Postos) se dirigem às UPA’s e Policlínicas.

Em Cuiabá há três hospitais municipais, sendo o São Benedito (especialista em ortopedia e neurocirurgia), Pronto Socorro e o novo Hospital Municipal de Cuiabá.

O São Benedito atende somente pacientes referenciados, já o Pronto Socorro funciona de portas abertas e o novo Hospital Municipal por enquanto atende somente pacientes encaminhados pela Central de Regulação, no setor ambulatorial.

Segundo a assessoria da Prefeitura, em breve deve inaugurar outras duas etapas do hospital que vão oferecer o pronto atendimento, funcionando 24h de portas abertas para qualquer paciente.
 
Várzea Grande

Em Várzea Grande há sete Centros de Saúde e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de 35 Postos de Saúde, que funcionam das 8 às 18h de segunda a sexta.

A Prefeitura dispõe de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), três Centros Integrados de Assistência Psicossocial, um Consultório de Rua e um Centro Odontológico, que atende das 8h às 19 horas por agendamento nas unidades de saúde.

Ao todo em Várzea Grande há cinco Policlínicas que foram transformadas em Clínicas de Atenção Primária à Saúde, localizadas nos bairros Jd. Glória, Cristo Rei, Parque Lago, 24 de Dezembro e Marajoara, que funcionam das 8h às 17h de segunda a sexta.

No município há duas UPA’s com atendimento de urgência e emergência, 24 horas. A UPA do bairro Ipase, que completou três anos, já atendeu 450 mil pacientes e realizou mais de 2 milhões de procedimentos.

A UPA da grande Cristo Rei, inaugurada em maio deste ano, já atendeu cerca de 18 mil pacientes e realizou mais de 80 mil procedimentos.

Além disso, o município possui um Hospital Pronto Socorro que funciona 24 horas de portas abertas. A unidade recebe casos de urgência, emergência e realiza cirurgias de média e alta complexidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet