Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:55:39
informe o texto

Notícias / Cidades

29/07/2019 às 13:19

Santa Casa retoma atendimentos nesta segunda

Nesta primeira etapa, serão ofertados atendimentos em mais de 10 áreas. Na segunda etapa, daqui a 30 dias, a unidade passará a ofertar mais serviços. O hospital poderá receber até 180 pacientes para internações

Leiagora

Santa Casa retoma atendimentos nesta segunda

Foto: Assessoria

Conforme anunciado durante a solenidade de inauguração, o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, maior unidade de Saúde de Mato Grosso, retoma os atendimentos e passa a receber pacientes nesta segunda-feira (29). A unidade de saúde não será porta aberta, conforme explicou a diretora da unidade, Danielle Carmona.

"Este hospital atuará como uma unidade porta aberta referenciada. Ou seja, em casos de urgência, o paciente dará entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica e será transferido para o Hospital Estadual, via Central de Regulação, após a orientação e autorização do médico regulador”, informou Danielle.

O hospital prestará atendimentos de média e alta complexidade. Para a retomada das atividades e melhor organização do fluxo administrativo, a unidade dividiu a oferta de atendimento em duas etapas.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, é prevista a transferência de seis pacientes do interior do Estado para o novo Hospital Estadual.

“Pacientes de Brasnorte, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop e Cáceres já foram regulados para a nova unidade e devem chegar à Capital nesta segunda-feira. O hospital é estadual e atenderá não apenas as demandas da Baixada Cuiabana, mas também de todas as regiões do Estado”, disse.

Primeira etapa

De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise - procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (dotadas de sistema de monitorização contínua, que atende pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos).

Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade contemplam o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.

Para iniciar os atendimentos da primeira etapa, o hospital possui uma escala com total de 101 profissionais para atuação na área clínica: 13 anestesiologia, 1 cancecerologia/ hematologia e hematerapia pediátrica, 4 cirurgião geral, 8 clínica médica, 4 medicina intensiva, 4 medicina intensiva pediátrica, 2 medicina intensiva pediátrica e neonatal, 3 medicina intensiva pediátrica e neonatal infecto, 9 médico, 1 médico infectologista, 6 nefrologistas, 3 nefrologia pediátrica, 2 neonatologista, 10 oncologistas/cancerologistas, 28 pediatra, 1 pediatra acumputurista e 2 pediatra de medicina intensiva. 

Segunda etapa

Na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento da primeira, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade. Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias.

As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha. Quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todo os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, para prestar os atendimentos, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

Serviço

O Hospital Estadual Santa de Cuiabá fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.
Direto da assessoria, Carlos Celestino

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet