Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:21:34
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

30/07/2019 às 17:16

Exportação da soja de MT para a China ficam estagnadas no primeiro semestre

Maio e junho apresentaram quedas bruscas de embarque, mas grande volume exportado em fevereiro evitou grande recuo nos seis primeiros meses do ano.

Bruno Bortolozo

Exportação da soja de MT para a China ficam estagnadas no primeiro semestre

Foto: Reprodução / Abracomex

O volume de soja importado pela China em junho deste ano, segundo levantamento divulgado pela Administração Geral das Alfândegas da Chi-na (GAAC), foi de 6,51 milhões de toneladas. 

Na soma dos seis primeiros meses de 2019, as importações, no comparativo com o ano passado, foram 14,70% menores. A Febre Suína Africana (FSA) foi o principal fato de impacto na redução.

De acordo com análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mesmo com a menor quantidade comprada pelo país asiático, a queda de exportação no estado foi pequena, de apenas 0,53% no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2018. “Esta pequena variação é justificada pelo grande volume embarcado em fevereiro deste ano, que compensou os meses que apresentaram queda”, disse o instituto.

Ainda segundo o Imea, os meses de queda brusca foram maio e junho, sem expectativa de melhora. "Sem sinais de controle da doença, a tendência é que as exportações de soja mato-grossense para China fiquem em 2019 abaixo do observado ano passado”, conclui.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet