Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:45:47
informe o texto

Notícias / Geral

01/08/2019 às 16:00

Maioria dos detentos em presídio do massacre de Altamira são provisórios

O levantamento é da Defensoria Pública do Pará

Leiagora

Maioria dos detentos em presídio do massacre de Altamira são provisórios

Foto: Reprodução

Palco do mais recente massacre do sistema carcerário, o Centro de Recuperação Regional de Altamira tem a maioria dos seus presos sem julgamento. O levantamento é da Defensoria Pública do Pará e não inclui a situação jurídica dos 62 internos mortos.

Atualmente, há 206 internos no presídio, parcialmente incendiado durante a rebelião da última segunda-feira (29). Desses, 120 são provisórios, 69 foram condenados e 17 têm tanto condenação quanto processos não julgados.

Na terça-feira (30), a reportagem solicitou à Secretária de Segurança Pública do Pará perfil dos presos mortos, mas não obteve resposta até a conclusão deste texto.

A necropsia dos mortos foi concluída pelo IML, ou seja, já foi feita a coleta de material genético, mas apenas 27 corpos haviam sido liberados após a identificação.

Nesta quinta-feira (1), o caminhão frigorífico com os corpos foi levado a um quartel da PM por questões de segurança e para desobstruir a rua. 

A unidade tem capacidade para 208 internos, mas abrigava cerca de 300 presos quando houve a rebelião.

Inspeção do do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no ano passado classificou as instalações como "péssimas". Além de superlotada, avaliou que "o quantitativo de agentes é reduzido frente ao número de internos custodiados".

 
Direto de Altamira, Fabiano Maisonnave / Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet