Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:40:27
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2019 às 09:19

Prefeitura realiza diplomação do projeto Capoeira Digoreste

Evento é realizado em reconhecimento a homenagem prestada pelos capoeiristas a Cuiabá pelos seus 300 anos

Leiagora

Prefeitura realiza diplomação do projeto Capoeira Digoreste

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realiza nesta sexta-feira (02) a diplomação do projeto Capoeira Digoreste. O evento, que acontece no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h, antecede o Dia do Capoeirista e é realizado em reconhecimento a homenagem prestada pelos capoeiristas a Cuiabá pelos seus 300 anos.

A diplomação desta sexta (02) será um reconhecimento da Prefeitura de Cuiabá da importância do Fórum de Capoeira de Mato Grosso e do projeto criado por ele, o Capoeira Digoreste como fomentador da cultura em Cuiabá, por meio da prática da capoeira, esta luta disfarçada de dança que é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“Digoreste vem de bom, por isso o nome do projeto, bons capoeiristas que temos em Cuiabá. Para o aniversário nós ensaiamos antes, preparamos uma música especial para Cuiabá, que vamos apresentar neste evento no Cine Teatro”, comentou um dos coordenadores do Fórum de Capoeira de Mato Grosso, Visk Martins.

No dia 07 de abril, dia que antecedeu o aniversário de 300 anos de Cuiabá, uma orquestra de berimbaus prestou homenagem a capital mato-grossense apresentando composição inédita, especial para a cidade tricentenária. O evento no Parque das Águas reuniu cerca de 300 tocadores, mais de 2 mil capoeiristas inclusive de outros estados do país. A berimbalada, como ficou conhecida, foi a maior reunião de tocadores de berimbau do mundo, de acordo com Visk.

“Nós reunimos mais de 300 tocadores e cerca de 42 escolas de capoeira nesse dia. Foi a maior berimbalada do universo. São Paulo está planejando uma agora, mas não vai ser igual a nossa, com música inédita e todo mundo ensaiado”, finalizou Visk.

A cerimônia no Cine Teatro contará com apresentação simbólica em alusão a berimbalada, da música composta para o aniversário de Cuiabá 300 anos.

Serviço

O que: diplomação do projeto Capoeira Digoreste

Quando: sexta-feira (02), às 19h

Onde: Cine Teatro Cuiabá – Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247
Direto da redação, NAIARA LEONOR, Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet