Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
14:06:31
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2019 às 09:33

Projeto da MTI é finalista em concurso nacional de inovação no setor público

O projeto Conecta MT foi selecionado como finalista do “23º Concurso Inovação no Setor Público” da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia

Leiagora

Projeto da MTI é finalista em concurso nacional de inovação no setor público

Foto: Assessoria

Implementado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o projeto Conecta MT foi selecionado como finalista do “23º Concurso Inovação no Setor Público” da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia. Esta é a segunda vez que a MTI tem um projeto reconhecido nacionalmente no mesmo concurso.

O Conecta MT teve início no ano passado e oferece acesso à internet livre nos três parques estaduais de Cuiabá. A iniciativa ficou entre os 10 finalistas da categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital” – e concorre com outros projetos de nove estados diferentes.

Para o responsável pelo programa, o assessor-executivo da MTI Sandro Brandão, ser um dos finalistas é um reconhecimento da importância do projeto, desenvolvido em parceria com outros órgãos públicos, como as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Meio Ambiente (Sema), Adjunta de Comunicação (Secom) e a MT Participações e Projetos (MT Par).

“Vamos para mais uma final deste concurso muito importante no cenário nacional de inovação. A MTI já vem se reinventando com ações e projetos diferenciados para o governo. Em breve teremos muitas outras soluções para entregar e que transformarão a forma de disponibilizar serviços para toda a sociedade”, disse.

Em um ano, o Conecta MT já possibilitou que mais de 13 mil pessoas acessassem a rede wi-fi disponível nos parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura. O acesso só foi possível por meio da parceria com a Titânia Telecom, firmada após um chamamento público para seleção de patrocínio com a iniciativa privada, e formalizada por meio de celebração de acordos de patrocínio privado direto.

“A demanda por acesso livre à internet era uma política pública que normalmente seria viabilizada por meio de aquisição do serviço pelo Governo. Na época isso era inviável devido à falta de recursos financeiros para execução. Tínhamos duas opções: pegar toda demanda e solução tecnológica para atender ao pleito e guardar numa gaveta, ou propor uma alternativa diferenciada e inovadora para que o cidadão pudesse ser beneficiado pelo serviço”, disse Sandro Brandão.

Agora a expectativa, segundo ele, é expandir o Conecta MT para demais espaços públicos sob responsabilidade do Governo do Estado, ainda neste ano, e também para as cidades do interior, por meio de cooperação com os municípios. 

“A iniciativa está permitindo que o cidadão possa ter acesso à Internet para estudar, trabalhar, entretenimento, solicitação de seus direitos e cumprimento de seus deveres junto ao Governo, que está cada vez mais informatizado devido ao fenômeno da transformação digital”, afirmou.

Premiação

Além da categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”, o concurso tem outras duas categorias: “Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal” e “ Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.  Para cada categoria foram selecionados 10 finalistas.

Todos eles deverão passar pela avaliação final, em 10 de setembro, quando cada equipe finalista fará a apresentação oral de sua iniciativa ao Comitê Julgador, durante um evento em Brasília. Após as apresentações, o Comitê Julgador escolherá as cinco iniciativas vencedoras de cada categoria.  A cerimônia de premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, a ser realizada entre 04 a 07 de novembro.

Outras indicações

Em 2017, a MTI venceu a 21ª edição do concurso, na mesma categoria, com o projeto de Gestão de Trânsito, implantado com objetivo de assegurar o acesso rápido e consolidado dos dados de condutores e veículos do Departamento de Trânsito e Mato Grosso (Detran) para o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

 
Direto da redação, Karine Miranda | MTI 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet