Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:33:08
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2019 às 09:44

Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância da amamentação

Durante o mês de agosto todas as unidades de saúde do município desenvolverão ações para o incentivo ao aleitamento materno

Leiagora

Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre a importância da amamentação

Foto: Assessoria

Agosto é o mês que incentiva e conscientiza pais e mães sobre os benefícios proporcionados pelo Aleitamento Materno. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, deu início nesta quinta-feira, 01, a uma série de ações voltadas ao incentivo ao aleitamento materno. O lançamento da campanha “Agosto Dourado”, se deu a partir do Projeto de Lei 3452/15, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. 

Durante o lançamento autoridades e representantes da Pasta da Saúde juntamente com a população do PFS Jardim Manaíra, se reuniram, para dar início a Campanha em Várzea Grande com ações informativas, palestras e atendimentos de saúde. Na ocasião foi divulgado ainda o lançamento do “Projeto Laços Maternos” para as gestantes e mamães do Jardim Manaíra.

“Tudo no indivíduo começa a se desenvolver na infância. Logo, todas as ações realizadas durante este período repercutirá ao logo de toda a vida deste sujeito. Muito mais do que prover a criança com alimento para o corpo, amamentar promove a nutrição dos aspectos afetivos, psíquicos e imunológicos. Além disso, contribui para a redução da incidência da mortalidade e morbidade infantil. Como também, evita a diarréia, a infecção respiratória. Diminui o risco de alergias, o risco de hipertensão, o colesterol alto e o diabetes”, é o que assegura a coordenadora da campanha pelo município, Raquel Gonçalves Sampaio Picolo.

Gestante de quase 8 meses, Valéria Mattos da Silva sabe da importância de estabelecer esse vínculo com o bebê, além dos outros benefícios, conforme explicou a enfermeira que ministrou a palestra. "Desde o começo do pré-natal os médicos nos orienta quanto a essa importância. Da minha parte eu quero fazer, quero aprender como amamentar de forma adequada para que meu filho posso contar com todos esses benefícios, além do vínculo que formamos durante esse ato", disse Valéria que espera o segundo filho. Ela conta que na sua primeira gravidez o leite secou e com dois meses de vida do primeiro filho teve que interromper a amamentação. "Talvez fosse por falta de conhecimento ou prática, espero que agora seja diferente e eu possa amamentar meu filho pelo menos até os dois anos de idade, conforme recomendam os médicos". 

O secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes destacou sobre a grande importância da campanha para a população e para os trabalhadores do SUS que lidam no dia a dia com a prevenção em saúde.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade. Neste contexto, apresentar as vantagens do aleitamento se faz importante para a valorização, empoderamento e adoção desta prática como protagonista do processo de cuidado, por isso informar, difundir e explicar de maneira consolidada, integral e contextualizada, sobre o aleitamento materno em toda sua complexidade, especificidade e particularidade representa o principal objetivo deste mês”, disse o representante da pasta.

A campanha foi desenvolvida pela Superintendência da Atenção Básica da Saúde de Várzea Grande, com o apoio da Universidade de Cuiabá (UNIC), e o projeto Laços Maternos. Durante o decorrer do mês de agosto, todas as unidades de saúde do município irão desenvolver ações voltadas ao incentivo ao aleitamento materno. Além de orientações, os atendimentos às gestantes também serão intensificados durante todo o mês. A Saúde Municipal reforça que ações que incentivam a prática da amamentação são realizadas durante todo ano, sendo intensificadas durante o mês de agosto que representa o mês do aleitamento materno de acordo com o Ministério da Saúde.
Direto de Várzea Grande, Letícia Kathucia - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet