Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:58:34
informe o texto

Notícias / Geral

05/08/2019 às 09:57

Primavera está sendo planejada para a próxima década

De maneira responsável, priorizando a qualidade de vida da população

Leiagora

Primavera está sendo planejada para a próxima década

Foto: Assessoria

Uma iniciativa dos vereadores Miley Alves, PV, Carlinhos Instrutor, PSD e Luiz Costa, PR, está se tornando realidade – a modernização e adaptação da cidade ao crescimento gigantesco, acima da média do país, e prepará-la para a próxima década. Essa idéia encontrou eco na visão moderna de administrar do prefeito Léo Bortolin que autorizou a licitação para definir agencias especializada para realizar estudos, oferecer diagnósticos e propor mudanças a médio e longo.

Com uma estimativa de 60 mil veículos, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito –DETRAN - Primavera do Leste tem praticamente o número de veículos igual ao de habitantes e registra um aumento na aquisição de automóveis em torno de 5%/ano. Com esse crescimento significativo, é natural que haja transtornos no trânsito e, por isso, estudos e ações planejadas tecnicamente devem nortear a mobilidade urbana para os próximos dez anos.

Pela ótica do prefeito Léo Bortolin, chegou o momento de “projetarmos a cidade para a próxima década através de mudanças eficazes, que permitam o crescimento de maneira ordenada e possa comportar toda a demanda de veículos e de pessoas que chegam rotineiramente na cidade”. Segundo sua avaliação, Primavera se tornou um pólo regional em vários setores – saúde, educação, por exemplo, e com isso se torna atrativa para as pessoas que buscam qualidade de vida, emprego, renda e segurança, portanto “essa preocupação em planejá-la tecnicamente é uma exigência natural do crescimento acima da média do país”.

Com vistas a trabalhar de maneira eficaz, Câmara e Prefeitura estão promovendo ações que resultarão na trafegabilidade proporcional ao desenvolvimento da cidade. Para que esse trabalho não tenha com base o “achismo”, os vereadores visitaram algumas cidades, como Maringá, PR, para conhecer modelos de trânsito que esteja dando certo e seja seguro.

Comprovada essa necessidade, foi feita a licitação para contratar uma empresa especializada para análise da realidade local, e, especialmente elaborar um Plano de Mobilidade Urbana, que vise garantir todos os requisitos para atender a população de maneira macro - acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, inclusão social e preservação ao meio ambiente.

O vereador Miley reconhece a importância desse trabalho que está sendo feito com responsabilidade, informando cada etapa do projeto, levantando dados, fazendo diagnósticos, treinando pessoal, enfim “é dessa forma que estamos trabalhando em parceria com o Executivo sempre focando no desenvolvimento ordenado”. Para o vereador Carlinhos Instrutor, que participou do treinamento, o trabalho está sendo realizado em etapas e, em cada uma delas, a sociedade civil terá participação, por que as medidas que serão adotadas envolverão o pedestre, moto-taxistas, taxistas, camioneiros, enfim é um trabalho macro mas imprescindível para que Primavera continue tendo qualidade de vida e a população conviva com trânsito seguro”

A engenheira Barbara Marchezini reiterou a importância de várias fases do projeto – elaboração de um plano de mobilidade urbana; estudos e projetos da sinalização viária e treinamento dos agentes de trânsito. Segundo ela, desde março de 2019 estão sendo feitos levantamentos, relatórios fotográficos, contagem de veículos, pesquisa com usuários de transporte coletivo e pedestre - “com esses dados podemos trabalhar com total segurança de que vamos oferecer o melhor para a cidade”.

Pelo cronograma da empresa, em setembro será apresentado, em audiência pública, o diagnóstico sobre as necessidades a serem supridas – calçadas, falta de acessibilidade, ciclovia, condição de trafegabilidade para o transporte coletivo, dentre outros. Para a engenheira é fundamental a participação de todos os segmentos da sociedade civil “precisamos promover reuniões setoriais – conselhos do idoso e do deficiente, Câmara Municipal, loteadores, associações de transportadoras, taxistas e moto-taxistas”. Bárbara tem consciência de que não será fácil a operacionalização dessas mudanças, “as pessoas, os novos loteamentos vão ter regras específicas e os antigos vão ter que se adaptar, porque se

torna imprescindível para que a cidade cresça proporcionando qualidade de vida às pessoas”.

O coordenador da CMTU, Thiago Lima, reiterou a importância desse momento para o município - “Primavera enfrenta, diariamente, problemas da falta de mobilidade urbana. R, devido a sensibilidade do prefeito chegou a hora de pensar e planejar, porém de forma integrada com o uso e a ocupação do território, com o olhar no futuro, para que o desenvolvimento urbano possa proporcionar, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida à população”.

 
Direto da redação, Assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet