Cuiabá, segunda-feira, 18/03/2024
23:06:44
informe o texto

Notícias / Geral

05/08/2019 às 15:10

Seduc e Distrito Sanitário de Cuiabá irão reformar escola indígena

Leiagora

Seduc e Distrito Sanitário de Cuiabá irão reformar escola indígena

Foto: Reprodução da internet

A escola Estadual Indígena Koge Eiare e a Unidade de Saúde da Aldeia Perigara, localizadas no Município de Barão de Melgaço, serão reformadas. O Distrito Sanitário Especial Indígena de Cuiabá (DSEI) e a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) acataram Recomendação do Ministério Público Federal, por meio do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Desde 2009, o MPF vinha cobrando providências no âmbito do Procedimento 1.20.000.000241/2009-57, instaurado para averiguar a precariedade da estrutura física da escola estadual indígena Koge Eiare, bem como a regularidade da prestação dos serviços de saúde à população da terra indígena Perigara, da etnia Boe (Bororo).

A Seduc informou ao MPF que o projeto de execução das obras já teria sido elaborado, porém estariam impedidos de licitar e contratar empresa para sua execução ante o contingenciamento imposto pela Secretaria de Estado e Planejamento. Frisou, ainda, que não haveria suplementação orçamentária em virtude do período eleitoral e da lei de responsabilidade fiscal.

O DSEI-Cuiabá, por sua vez, informou que algumas metas teriam sido realinhadas, conforme necessidade e possibilidade de execução, prejudicando, assim, a conclusão do projeto básico de reforma da Unidade Básica de Saúde da Aldeia Perigara.

O MPF, no entanto, argumentou que “a alegação de falta de recursos, sem comprovação objetiva da incapacidade econômico-financeira, não pode, em hipótese alguma, justificar a ausência de prestação de serviços públicos essenciais para garantir o ‘mínimo existencial’, isto é, o exercício de direitos fundamentais (previstos em normas constitucionais de eficácia imediata), principalmente em relação à população que se encontra em situação vulnerável, como ocorre com as comunidades indígenas”.

Diante disso, com a recomendação acatada, a Seduc deve promover a licitação e contratação de empresa para executar o projeto de reforma da edificação da EEI Koge Eiare, já elaborado e aprovado. O Dsei deve elaborar o projeto de execução e promover a licitação e contratação de empresa para executar o projeto de reforma da Unidade Básica de Saúde da aldeia Perigara.

O MPF segue acompanhando o cumprimento da Recomendação. E a população em geral também pode fazê-lo, especialmente a comunidade indígena interessada, que pode trazer ao conhecimento do MPF qualquer sinal de descumprimento.
Direto da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet