Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:38:18
informe o texto

Notícias / Geral

06/08/2019 às 18:15

Corpo de Bombeiros de Sorriso lança concurso de redação

O concurso tem como público alvo alunos do 6º ao 9º anos das escolas públicas e particulares do município.

Leiagora

Corpo de Bombeiros de Sorriso lança concurso de redação

Foto: Divulgação

A 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM) e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) realizaram nesta manhã (06), o lançamento do concurso de redação “Queimada e prevenção para incêndios florestais”. O concurso tem como público alvo alunos do 6º ao 9º anos das escolas públicas e particulares do município.

Conforme explica o major Weber Batista Júnior, o concurso busca despertar a consciência ambiental para um problema que assola o município anualmente. “A partir das crianças, vamos trabalhar os riscos que a queimada traz para a saúde e formar multiplicadores da preservação ambiental”, destaca.

O concurso, conforme explica o major, tem duas modalidades: para os alunos dos 6º e 7º anos a categoria é “narração” e para os alunos dos 8º e 9º anos, a categoria é dissertativa. O tema será trabalhado pelos professores de ciências, artes e ensino religioso que auxiliarão na produção da redação. Já os professores de português serão responsáveis pela correção. As redações devem ser enviadas à CIBM pela Semec, Seduc ou escolas particulares até o dia 30 de agosto. No dia 02 de setembro a comissão irá se reunir para avaliação e no dia 05 de setembro serão divulgados os vencedores. Já a premiação será entregue no dia 12 de setembro.

Para a categoria narração, quem ficar em primeiro lugar irá ganhar uma bicicleta, voo de helicóptero, medalha de ouro e certificado. O professor(a) responsável irá receber certificado e um vale almoço na Pousada Recanto da Viola. O segundo lugar irá receber um tablet, medalha de prata e certificado. O professor(a) responsável irá receber certificado e um vale almoço na Pousada Recanto da Viola. E o terceiro lugar medalha de bronze e certificado e o professor um certificado.

Na categoria dissertação, quem ficar em primeiro lugar irá ganhar um tablet, voo de helicóptero, medalha de ouro e certificado. O professor(a) responsável irá receber certificado e um vale almoço na Pousada Recanto da Viola. O segundo lugar irá receber um cartão presente na Livraria e Papelaria Expoente no valor de R$ 300,00, medalha de prata e certificado. O professor(a) responsável irá receber certificado e um vale almoço na Pousada Recanto da Viola. E o terceiro lugar medalha de bronze e certificado e o professor um certificado.

De acordo com o regulamento, cada escola poderá participar com uma redação por turma. São cerca de 2.730 alunos da rede municipal, 3 mil do Estado e, até o momento 245 de uma escola particular. O major ressalta que o concurso está aberto e as demais escolas particulares que desejam participar, só precisam procurar a CIBM.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, pontua que é necessário trabalhar o tema. “Em 2017 e 2018 observamos uma redução nos focos de incêndio, mas infelizmente em 2019 já tivemos grandes focos. Precisamos trabalhar a conscientização ambiental com as crianças, com as famílias e com a comunidade. Temos certeza de que nossas crianças farão um trabalho lindo e com aprendizagem significativa sobre o tema”, ressalta.

O assessor pedagógico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Zeferino Júnior, acrescenta que a queimada é um problema ambiental “muitas vezes causados pela irresponsabilidade das pessoas. Nossos alunos irão usar da criatividade para despertar consciência ambiental na comunidade sorrisense”. Também no evento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Nilson Alencar, também pontua a importância do projeto, “somos parceiros em ações importantes como essa”, complementa.

O major Weber acrescenta ainda que no Mato Grosso o período proibitivo de queimada é de 15 de julho a 15 de outubro. Durante este período, o uso de fogo para manejo e limpeza de áreas rurais é ação passível de seis meses a quatro anos de prisão e de aplicação de multas. Na área urbana a queimada é proibida o ano todo. “Queimada é crime ambiental”, lembra.  A multa é calculada em Valor de Referência Fiscal (VRF), hoje estipulado em R$ 79,81 a VRF.

Além da CIBM, Prefeitura, Seduc e Aces, são parceiros do projeto o Sindicato Rural, Conseg, Comsep, Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet