Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:55:36
informe o texto

Notícias / Judiciário

07/08/2019 às 11:16

PL que tira status de 'coisas' de animais será votado nesta quarta

Se aprovado, os animais, tanto domésticos como silvestres, passam a ser reconhecidos como verdadeiros seres vivos, e não mais como meros objetos.

Maisa Martinelli

PL que tira status de 'coisas' de animais será votado nesta quarta

Foto: Descomplica

Estará em votação no plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei Complementar nº27/18, que modifica a natureza jurídica dos animais não humanos, que sempre foram tratados como ‘coisa’ pelo Código Civil. Desta forma, os animais, tanto domésticos como silvestres, passam a ser reconhecidos como verdadeiros seres vivos, e não mais como meros objetos.

O PLC, que é de autoria do deputado Ricardo Izar, acrescenta um dispositivo à Lei de Crimes Ambientais, prevendo um novo status aos animais, passando de bens móveis para sujeitos de direitos despersonificados, gozando de proteção em caso de violação.

Em decorrência dos frequentes crimes praticados contra os animais, o objetivo do Projeto é realizar mudanças significativas no tratamento dispensados aos bichinhos, ampliando sua proteção, inclusive no âmbito criminal.

O relator do Projeto, senador Randolfe Rodrigues, avalia que a matéria contribuirá na proteção dos direitos dos animais.

“É uma elevação de status civilizatória. Não há possibilidade de pensarmos na construção humana se a humanidade não tiver a capacidade de ter uma convivência pacífica com as outras espécies. Eles devem ser tratados com dignidade”, afirmou.

Se aprovado, os animais passarão a possuir natureza jurídica sui generis, com personalidade e sentimentos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet