A 43ª Zona Eleitoral de Sorriso passa por correição nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/08). A partir deste ano, a Corregedoria Regional Eleitoral conta com a participação da Secretaria de Gestão de Pessoas no intuito de tornar o procedimento mais humanizado. A equipe técnica da CRE verifica a regularidade de 382 quesitos e se o funcionamento do cartório está de acordo a legislação vigente, enquanto a equipe da SGP, dialoga com os servidores do cartório para verificar o clima organizacional.
“A correição humanizada começou a ser desenvolvida este ano. Esse formato foi utilizado em Barra do Garças, em julho deste ano e agora, em Sorriso. A equipe da SGP convida os servidores do cartório a falarem sobre quais são suas competências que precisam ser desenvolvidas, o plano de desenvolvimento pessoal, suas expectativas, angústias. A análise do clima organizacional permite a adoção de medidas de melhorias na qualidade de vida do servidor. Pesquisas comprovam que a qualidade de vida do servidor reflete diretamente nos serviços prestados à sociedade”, destacou o coordenador jurídico da CRE, Carlos Luanga.
A Correição está regulamentada no artigo 1ª da Resolução n. 21.372 do Tribunal Superior Eleitoral, que determina que o controle dos serviços eleitorais das zonas seja realizado, diretamente, por meio de correições ordinárias e extraordinárias e, indiretamente, pela análise de relatórios apresentados. Com o procedimento, equipe da CRE e os juízes eleitorais, aferem se o funcionamento dos cartórios eleitorais está de acordo com o que determina as normas legais e se necessário, orientam como corrigir e aperfeiçoar os serviços prestados.
Cabe a autoridade incumbida da correição verificar a regularidade de 382 quesitos, divididos em 20 categorias, entre eles: se os horários de trabalho e atendimento ao público estão sendo cumpridos; se o cartório possui os livros indispensáveis e se estão devidamente escriturados; se os processos têm trâmite regular; se os requerimentos de alistamento eleitoral e os formulários de atualização de situação de eleitor estão sendo preenchidos, digitados e transmitidos na conformidade com a Lei; e se existem práticas viciosas, erros, abusos ou irregularidades a serem evitadas, coibidas ou sanadas.
“Nosso maior patrimônio são os servidores. Por isso é fundamental a realização da correição integrada. Devemos sim, avaliar o funcionamento legal dos cartórios, mas também avaliar os aspectos psicológicos que envolvem o servidor, as condições de trabalho, as relações socioprofissionais. A administração que valoriza, investe e desenvolve a competência de seu servidor, obtém melhoria dos serviços prestados. Todos saem ganhando”, ressaltou o corregedor regional eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias.
O desembargador presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, ressaltou o empenho dos servidores que desempenham a correição. "Parabéns a todos servidores envolvidos nessa nova formatação de correição, que passa a primar mais para o lado humano das relações. Sempre fui um entusiasta desse modelo, especialmente, para realçar mais o lado orientativo dos trabalhos, desmistificando assim, aquela pecha punitiva até então atrelada aos trabalhos. O ser humano é nosso maior patrimônio".
A equipe que realiza os trabalhos de correição em Sorriso é composta pelos servidores da Corregedoria Márcio Conceição, Luciano Vitor, Luciano Bortoluzo e da Secretaria de Gestão de Pessoas, Cristiane Kimura.
Direto da assessoria, com Andréa Martins Oliveira