Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:48:05
informe o texto

Notícias / Geral

09/08/2019 às 18:01

Número de acidentes aumenta 12% em Sinop

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, o total avançou de 156 para 175 acidentes.

Leiagora

Número de acidentes aumenta 12% em Sinop

Foto: Divulgação

O mês de julho encerrou registrando alta de 12,18% em acidentes de trânsito em Sinop, na comparação com o igual período do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, o total avançou de 156 para 175 no intervalo correspondente. Desse último número, 110 contabilizaram prejuízos materiais e outros 65 fizeram vítimas. 

Na avaliação dos especialistas, a trajetória permanente de crescimento no que tange os acidentes revela um cenário preocupante e que serve de alerta para uma maior atenção e cuidado nas vias. A palavra de ordem é consciência, visto que a maior parcela dos casos é provocada por fatores humanos, sejam eles a falta de atenção, excesso de velocidade, desrespeito às normas e leis, e não por fatores de ordem mecânica, com veículos.  

“Não é a falta da sinalização, de manutenção de veículos, mas, sim, a questão de ser humano. Esse é o ponto que, por mais que a pessoa tenha formação na auto-escola, campanhas sejam realizadas, o fator humano e a consciência no trânsito sempre serão determinantes para ocorrências dessa natureza”, alerta o guarda civil Alessandro Silva Oliveira, da área de Planejamento Estratégico e Estatístico da Secretaria Municipal de Trânsito.

Imprudência, excesso de velocidade e falta de atenção permanecem como as principais responsáveis pelas ocorrências. “Podemos verificar que a maior causa destes acidentes é a falha humana, entre elas, a imprudência pelo desrespeito à sinalização, uso de substâncias que afetam os sentidos, principalmente o consumo de álcool, o abuso na velocidade do veículo e a falta de atenção, esta última amplificada principalmente pelo uso do celular”, alerta o guarda civil Alessandro Silva Oliveira.
 
Em Sinop, são 139.935 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma frota de veículos calculada em 118.612 unidades, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
 
Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet