Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:31:00
informe o texto

Notícias / Geral

12/08/2019 às 09:50

Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

A ação contemplou 111 servidores que atuam na rede SUS do município no combate ao Aedes

Leiagora

Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Foto: Assessoria

O cuidado com a saúde, conforto e bem-estar dos profissionais que atuam no dia a dia no combate a endemias, e oferecer qualidade de trabalho para os servidores também é uma das metas da gestão Lucimar Sacre de Campos. A secretaria de Saúde entregou, aos agentes de combate a endemias, e agentes comunitários de saúde da cidade, novos kits contendo uniformes e equipamentos individuais de trabalho. A iniciativa integra as ações da gestão de valorização dos profissionais que desenvolvem importante trabalho de controle à doenças e visa promover mais qualidade ao serviço ofertado à população. O ato de entrega dos kits – ocorreu no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e contemplou 111 servidores.

 A secretária adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, destacou a importância dos novos itens entregues, para a efetivação das ações de combate às arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus em Várzea Grande. "Além de garantir uma melhor apresentação e identificação de nossos agentes no trabalho de porta a porta nas ações de combate às endemias, os novos equipamentos promovem também mais segurança no desempenho de suas funções e melhores condições à execução desse trabalho que é fundamental para garantir a saúde da população. Os kits entregues contém camiseta, boné, calça, bota, mochila e protetor solar. Já os coletes foram destinados aos coordenadores de cada equipe", afirmou Maria das Graças.

Segundo o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, para a aquisição desses uniformes, os agentes foram ouvidos, e procuramos adquirir o que realmente fosse necessário e que melhor se adequasse a segurança destes trabalhadores. "São eles que estão à frente do trabalho diário travando essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti, portanto, nada mais importante e democrático que ouvi-los sobre o que melhor convém à categoria na execução de seu trabalho", frisou o secretário, acrescentando ainda que graças ao bom trabalho desempenhado pelos profissionais a Prefeitura de Várzea Grande conseguiu reduzir significativamente este ano, em relação ao ano passado os índices destas doenças.

Segundo a Agente de Combate à Endemias (ACE), Roseane Figueiredo Félix, os uniformes são bem vindos, porque ajuda na segurança do nosso trabalho e identificação. “Muitas famílias ainda resistem em abrir suas residências para executarmos nossos serviços de combate aos criadouros do Aedes, agora com identificação adequada ajuda mais, na confiança. Em nome de todos os servidores agradeço ao secretário Diógenes Marcondes e a prefeita Lucimar Campos por nos proporcionar melhores condições de trabalho”, disse Roseane, que também atua como supervisora geral do Setor I em Várzea Grande.    

A Secretária Adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, destacou ainda que os agentes fazem um trabalho árduo, de sol a sol, e que eles são o elo entre a comunidade e a secretaria de Saúde. “A prefeita Lucimar preza muito a valorização dos nossos servidores e os funcionários têm a obrigação de atender bem à população. Temos procurado atender os servidores, com pagamento dos salários em dia. Sabemos que a saúde tem as suas particularidades, mas estamos conseguindo honrar com nossos compromissos e investir em melhores condições de trabalho para cada servidor, com reformas de unidades de saúde, abertura de novos serviços, aumentando a cobertura da atenção primária, e com a abertura de duas novas Upas 24 hs, reorganizando a assistência de urgência e emergência, tudo isso no fortalecimento da rede SUS do município”, disse Maria das Graças.

Para o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Isac Abrão Nassarden, a entrega dos uniformes além de valorizar o trabalho dos agentes também garante à população a identificação necessária dos agentes públicos e a total segurança ao abrir as portas de suas casas para vistoria. “A identificação dos trabalhadores é de extrema importância para que a população reconheça o agente de endemias e de saúde que atuam na sua comunidade. Eu me sinto privilegiado de fazer parte desta equipe”, finaliza.
Direto da redação, Letícia Kathucia - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet