Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:40:44
informe o texto

Notícias / Geral

14/08/2019 às 14:14

​Aplicativo mapeia lugares silenciosos nas cidades

O barulho nas cidades aumenta conforme cresce o uso de serviços de entrega.

Leiagora

​Aplicativo mapeia lugares silenciosos nas cidades

Foto: Reprodução internet

Cidade grande costuma ser sinônimo de barulho, especialmente pelo trânsito. Quem mora perto de grandes avenidas costuma conviver com ruídos altos até de madrugada. Às 4h da manhã, o ruído dentro de casa já sobe à 60 decíbeis, conforme os ônibus voltam a rodar.

Para ajudar as pessoas a encontrar redutos para fugir do barulho, o aplicativo Hush City busca criar um mapa de lugares silenciosos nas grandes cidades. A ferramenta é colaborativa: os usuários baixam o app e podem ir marcando os pontos silenciosos. Também é possível registrar lugares de muito barulho, para serem evitados.

Para avaliar com precisão o silêncio ou o tamanho do incômodo vale baixar também um aplicativo medidor de ruído. Há várias opções gratuitas nas lojas de download. O som ambiente de um escritório fica em torno de 60 db, por exemplo. Uma buzina de carro chega a 120 db. O nível recomendável para dormir é que o ambiente tenha ruído abaixo de 30 db.

Há apontamentos feitos em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba. Na capital paulista, um trecho do parque da Cantareira foi marcado como barulhento. Já o parque Trianon, na avenida Paulista, como "Natural".

O aplicativo foi criado por Antonella Radicchi, arquiteta italiana que vive em Berlim e realiza projetos para melhorar a chamada paisagem sonora das cidades desde 2017. Embora haja poucos registros por aqui, o site serve como convite para um debate maior sobre o barulho. Como ele está sempre ali, passa a ser pouco notado, embora tenha efeitos no sono e na irritabilidade.

O barulho nas cidades aumenta conforme cresce o uso de serviços de entrega gerado pela expansão de aplicativos de delivery e das compras online.

Por outro lado, se os veículos elétricos ganharem espaço pra valer nos próximos anos, haverá alívio, pois seus motores são silenciosos. Sem combustão interna, não haverá mais a onda de barulho que surge cada vez que um semáforo abre.
Direto de São Paulo, Rafael Balago - Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet