Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:07:56
informe o texto

Notícias / Geral

18/08/2019 às 01:00

Cuiabá completa 100 dias sem chuva e ainda não tem previsão de tempo melhorar

A umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 20% na baixada cuiabana, quantidade bem menor do que o ideal.

Camila Paulino

Cuiabá completa 100 dias sem chuva e ainda não tem previsão de tempo melhorar

Clima quente e ar seco prejudicam a saúde

Foto: Divulgação

Cuiabá completa hoje exatos 100 dias sem chuva e o clima segue cada dia mais seco, quente e abafado, o que acarreta em prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Incêndios e problemas respiratórios são causados por consequência deste clima, que deve melhorar somente a partir de setembro.

O tenente coronel Dercio Santos da Silva, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, explica que este clima costuma durar até setembro, quando as chuvas devem voltar, até lá a população deve estar atenta aos cuidados com a saúde e com o ambiente.

“Neste período existe uma corrente favorável às queimadas nesta região do Centro-Oeste, por isso o ar fica ainda mais seco. O ideal é que as pessoas se conscientizem de que não se deve cometer queimadas, até porque em regiões urbanas é crime o ano inteiro e, na zona rural, é crime durante o período proibitivo que segue até setembro”, falou ao Leiagora.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o dia 9 de maio não chove na Capital e ainda não há previsão de quando será a próxima chuva, enquanto isso, o ar permanece seco e abafado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 20% na baixada cuiabana, quantidade bem menor do que o ideal, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 50% a 80%.

As dicas de especialistas da saúde para a população sofrer o mínimo possível neste período é: consumir bastante água, usar protetor solar mesmo se a pessoa não for se expor ao sol, evitar exposição direta ao sol no período das 11h às 16h, hidratar bem a pele com cremes epiteliais, lábios com hidratantes labial e olhos com colírios, utilizar umidificador de ar ou colocar toalhas úmidas/bacias com água para umidificar o ambiente.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet