Cuiabá, sexta-feira, 03/07/2020
22:16:17
informe o texto

Notícias / Geral

15/08/2019 às 09:13

MEC quer usar faculdade para ensino integral

A ideia é aproveitar a estrutura das faculdades, como laboratórios e salas de informática

Leiagora

MEC quer usar faculdade para ensino integral

Foto: Reprodução

O Mais Educação, uma das principais ações do Ministério da Educação (MEC) para financiar o ensino em tempo integral na rede pública, será encerrado para dar lugar a um novo programa, que prevê parceria com faculdades públicas e privadas na oferta de atividades no contraturno. Para estimular a participação, a pasta vai pagar um "bônus regulatório" - acréscimo na nota da avaliação das faculdades feita pelo próprio MEC. A ideia é aproveitar a estrutura das faculdades, como laboratórios e salas de informática.

Haverá um projeto-piloto no ensino médio, com carga horária de sete horas diárias. Hoje, o Mais Educação foca o ensino fundamental. O novo programa deve ampliar a jornada do 6º ao 9º ano do fundamental de quatro para cinco horas. "Vamos trabalhar para que a hora a mais já funcione como itinerário formativo, ligado à grade curricular e também à vida do aluno", disse Jânio Macedo, secretário de Educação Básica do MEC.

"Não queremos mais financiar os municípios apenas para que contratem alguém que vai dar atividades para aumentar o tempo do aluno na escola, sem sabermos se as atividades estão ligadas à grade curricular", afirmou Macedo. Em 2018, o Mais Educação atendia cerca de 1,1 milhão de alunos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Direto de São Paulo, Isabela Palhares, Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet