Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:16:22
informe o texto

Notícias / Mato Grosso

15/08/2019 às 10:16

Saúde recebe metade das doses de Ministério e reprograma campanha de vacinação

Novo calendário será realizado em duas etapas; áreas de fronteira e rural serão

Leiagora

Saúde recebe metade das doses de Ministério e reprograma campanha de vacinação

Foto: Reprodução

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019 teve o seu calendário reprogramado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A medida é uma consequência da redução e divisão das etapas de remessa de doses da vacina por parte do ministério da saúde. Antes, a campanha estava prevista para ser realizada nos meses de agosto e setembro e agora será feita em duas etapas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado, Ludmila de Souza, a alteração de calendário de vacinação e a readequação da distribuição da vacina se devem ao fato do laboratório responsável ter reprogramado a entrega do produto. Agora, a previsão é de que a distribuição ocorra a partir de novembro deste ano.

“Mato Grosso recebeu na primeira remessa em junho, uma quantidade de 350 mil doses de vacina antirrábica animal, ficando com 20% desse total como reserva estratégica e repassando a cada município o equivalente a 40% das doses de vacina e seringas previstas”, informou a coordenadora.

Diante dessa realidade, a SES-MT orienta aos 141 municípios que priorizem, neste ano, a vacinação de gatos e cachorros na zona rural, aldeias indígenas, localidades com baixa cobertura vacinal no ano passado e bloqueio de focos, na ocorrência de casos de raiva animal.

A coordenadoria informa ainda que apenas os municípios que fazem fronteira com a Bolívia ou aqueles classificados como de alto risco epidemiológico receberão a quantidade de doses de vacina e seringas para que possam atingir 100% da meta de animais a vacinar.

A segunda etapa da vacinação está reprogramada para o primeiro semestre de 2020. O mês será definido assim que o Estado receber a segunda remessa das doses de vacina – ou seja, as outras 350 mil doses previstas para o mês de janeiro do ano que vem.

“O ‘Dia D’ de Mobilização Municipal, no qual ocorre a vacinação da maioria dos animais da zona urbana, deverá ser programado para depois do recebimento da segunda remessa”, concluiu Ludmila.

 
Direto da redação, Rose Velasco | SES-MT 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet