Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:40:36
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/08/2019 às 14:26

Projeto da Unemat disponibiliza mapeamento da última safra de soja

Para Mato Grosso os dados são apresentados por município com áreas superiores a 0,09 hectares.

Leiagora

Projeto da Unemat disponibiliza mapeamento da última safra de soja

Foto: Reprodução

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza o terceiro mapeamento das áreas de soja, relativo ao ano safra 2018/2019. As informações relativas às áreas de cultivo estão disponíveis na plataforma SojaMaps. Para o estado de Mato Grosso, os dados são apresentados por município com áreas superiores a 0,09 hectares e, para os demais estados brasileiros, são monitoradas áreas de plantio acima de 25 hectares.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Antonio da Silva Junior, doutor em Agronomia, Mato Grosso plantou nesta última safra 10.645.826 hectares, com um aumento de 225.402 hectares em relação à safra anterior. Para os outros estados, os dados pretendem evidenciar as regiões de plantio e mostrar tendências ou novas fronteiras desta cultura. 

O vice-coordenador do projeto, Mendelson Lima, doutor em Zoologia, destaca que o aumento da área plantada de soja no MT ocorreu principalmente no bioma Amazônia com 144.074 hectares, representando 63,91% das novas áreas. No Cerrado, a expansão foi de 80.737 hectares e no Pantanal de apenas 592 hectares.

A engenheira-agrônoma Francielle Tonietti Capilé Guedes, superintendente regional em Mato Grosso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), frisou que o mapeamento da cultura da soja por meio da plataforma SojaMaps contribui com a estimativa de área e produtividade, oferecendo informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado.

“A estimativa de área e o resultado do mapeamento auxiliam na análise da informação declarada pelos nossos informantes, como um dado passível de verificação a campo. Já a estimativa de produtividade e o conhecimento da localização das áreas de cultivo possibilitam o monitoramento das áreas produtivas através de parâmetros agrometeorológicos oferecendo indicativos sobre a previsão de rendimento das lavouras. Assim, informações prévias sobre as condições do cultivo permitem ao governo planejar antecipadamente políticas de apoio à produção agropecuária”, destacou Francielle.

Neste ano, a plataforma apresenta novos dados para Mato Grosso como, por exemplo, evapotranspiração, precipitação, índice de área foliar, entre outros, fornecendo assim um acompanhamento detalhado do que está ocorrendo durante a safra e consequentemente influenciando na produção.

O reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, destacou que este tipo de ação é fundamental para a Universidade e instituições envolvidas, pois mostra mais uma vez o quanto a Unemat e as universidades públicas podem dar respostas para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, com conhecimento desenvolvido e aplicado pela Universidade.

O mapeamento está disponível no portal da Unemat em pesquisa.unemat.br/gaaf/sojamaps. Para outras informações sobre o grupo de pesquisa acesse pesquisa.unemat.br/gaaf.
 
Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet