Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:56:35
informe o texto

Notícias / Política

16/08/2019 às 08:43

Mendes e sindicalistas 'baixam a guarda' e entram em acordo - vídeo

O governador recebeu o Fórum Sindical onde ele apresentou a real situação financeira do Estado se comprometendo a fazer os repasses assim que entrar dinheiro em caixa

Luana Valentim

Mendes e sindicalistas 'baixam a guarda' e entram em acordo - vídeo

Foto: Reprodução da internet

O governador, Mauro Mendes (DEM) e o secretário-chefe da casa Civil, Mauro Carvalho, se reuniram nesta quinta-feira (15), no Palácio Paiaguás, com membros da Comissão do Fórum Sindical para discutir sobre as finanças públicas e a situação econômica de Mato Grosso.

Estiveram na reunião o presidente do Sindicato dos Servidores Público da Saúde de Mato Grosso, Oscarlino Alves, Edmundo César do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo, Cristiane Vaz  do Sindicato dos Conciliadores de Defesa do Consumidor Estadual de Mato Grosso e Germano Gomes  do Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente de Mato Grosso.

“Falamos aqui sobre essa proposta que apresentamos à Educação, dos critérios que foram utilizados, da arrecadação do governo, a perspectiva no pagamento do 13º em dezembro, que é uma coisa importante para eles e para nós no governo também que estaremos trabalhando muito, juntos aí, para garantir que em dezembro tenhamos essa quitação”, disse.

Mendes destacou que o Fórum Sindical apresentou várias reivindicações e que a conversa foi muito civilizada. Ainda afirmou que farão um trabalho em conjunto para recuperar as finanças do Estado. ‘Vamos botar ordem no Estado’.

A solicitação para reunião foi protocolada no governo na última sexta-feira (9), após deliberação do Fórum Sindical, com o término da greve da Educação. O objetivo é solidificar o compromisso firmado na proposta apresentada no último dia 6, ao Sindicado dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), pois envolve os interesses das demais categorias.

A cobrança junto ao governo girou em torno do pagamento da Revisão Geral Anual 2018 e 2019 suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado, além do pagamento dos salários em dia (em parcela única até o dia 10) e pagamento do 13° salário até o dia 20 de dezembro.

Mendes apontou dificuldades momentâneas de fluxo de caixa, chegando a abrir informações financeiras projetadas até setembro, advindas do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que foram enviadas para o seu celular.

“Viemos ratificar nossa pauta de reivindicação que trata de salário, 13º, enfim, as pautas que são eminentes que afligem bastante e geram desconforto. De forma improvisada, o governador abriu o celular e mostrou o fluxo de caixa do governo. Isso nunca aconteceu! A gente vem sofrendo com o governo passado justamente por falta de transparência e isso poderia ser uma dinâmica, inclusive, mensal, viu governador”, pontuou Oscarlino.

O presidente do Sisma destacou que ainda há uma luz no fim do túnel com recursos provenientes do empréstimo de U$ 250 milhões junto ao Banco Mundial e a possibilidade da vinda do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX).

“O governador se comprometeu a analisar a nossa proposta para nos atender no ano que vem, como na RGA que está atrasada desde a gestão Pedro Taques, a RGA de 2019 e o 13º salário. Esse foi um compromisso que a gente selou com essa comissão de quatro sindicatos que veio representar o Fórum Sindical”, frisou.

Segundo o governador, a grande dificuldade e entrave atual é a parcela da dívida no valor de R$ 160 milhões com o Bank Of America que deve ser paga em setembro, além de outros recursos que compõem a receita corrente do Estado.

Mendes relatou que toda a gestão política e técnica corre em Brasília junto à Secretaria do Tesouro Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Ministério da Economia para liberar a renegociação da dívida apontando que, ao se concretizar esta operação, terá saldo fiscal para arcar com as despesas.

Também foi discutida a situação dos demais Poderes que possuem recursos de sobra por meio dos repasses de duodécimos acima da necessidade. Conforme Oscalino, o governador disse que em janeiro tentou abaixar esse repasse com a adequação na Lei Orçamentária Anual, mas a Assembleia Legislativa mudou sua proposta.

A comissão ainda cobrou celeridade por parte da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão nas implantações das progressões de níveis e classes das leis de carreira. O secretário Mauro Carvalho ficou de conversar com o titular da pasta, Basílio Bezerra.

Os sindicalistas cobraram solução por parte do governo para resolver a questão da Lei Complementar 607/2018, que reduz a jornada de trabalho para os servidores que possuem filhos, cônjuge ou dependentes com deficiência e Mendes disse estar estudando um meio termo.

O democrata apresentou demanda junto à Procuradoria-Geral do Estado para que apresentem um Projeto de Lei para que a Procuradoria faça a defesa de servidores públicos em cumprimento de suas atribuições quando processados.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet