Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
23:54:29
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/08/2019 às 21:17

Deflagrada operação ‘Abafa Amazônia’ na Região Norte de MT

Ação conjunta é para o enfretamento ao crimes ambientais e incêndios.

Leiagora

Deflagrada operação ‘Abafa Amazônia’ na Região Norte de MT

Foto: Geferson Costa

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deflagraram nesta segunda-feira (19), a operação “Abafa Amazônia” na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) do município de Sinop. O lançamento da operação foi realizado em Sorriso, na Base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no período da tarde.

O objetivo é o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais e incêndios. Além de Sorriso, a ação vai percorrer as cidades de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia. Participam da ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Ciopaer, Defesa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro. Neste período, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.

No perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano. Ainda no mês de julho, foi instalado na Sesp, o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), unidade que vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado. A criação do Comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho pelo Decreto nº 174.
 
Leiagora com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet