Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:09:00
informe o texto

Notícias / Geral

20/08/2019 às 09:12

Começa a campanha eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares

Os candidatos têm até o dia 6 de outubro para conquistarem o voto da população

Leiagora

Começa a campanha eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares

Foto: Assessoria

Dentre as 66 pessoa que se inscreveram para concorrer a um cargo de conselheiro tutelar de Primavera do Leste, 44 estão aptos a disputarem a vaga nas urnas. A eleição deve ocorrer em todo o Brasil no dia 6 de outubro desse ano.

Nesta segunda-feira (19) foi lançada o período de campanha eleitoral. Os 44 candidatos que acertaram 50% da prova aplicada no dia 4 de agosto se reuniram no Espaço Conviver para receber as orientações da Comissão Especial do processo.

Até o dia da eleição os candidatos podem promover divulgação junto à comunidade local por meio de: debates, entrevistas, seminários, distribuição de folders e redes sociais (facebook, whatsApp, instagram, blog, Skipe, twiter).

O material de divulgação das candidaturas poderá conter: imagem e número do candidato, informações de suas propostas e currículo social, ou seja, a trajetória de defesa dos direitos humanos, em especial de criança e adolescente.

É vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor. Os candidatos que descumprirem esta e outras regras estabelecidas por meio do edital 006/2019CMDCA/PVA, disponível no Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima) do dia 12 de agosto, podem perder o direito de participar do processo eleitoral.

Conforme a vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Rode Martinho, “o conselheiro tutelar tem autonomia para resolver os problemas das crianças de nossa cidade, por isso é muito importante que a população saiba quem vai escolher - uma pessoa que realmente tenha boa idoneidade, que tenha um histórico com crianças, e que tenha paciência para lidar com casos de crianças violentadas ou que passaram por problemas muito graves”.

Toda a campanha será fiscalizada pelo CMDCA. O Conselho também estará disponível para receber denúncias por parte da população ou de outros candidatos que se depararem com atitudes irregulares de candidatos.

Os locais de votações ainda serão definidos. Mas conforme a vice-presidente do CMDCA, cada bairro terá uma urna disponível e serão divulgadas assim que os pontos de votação estiverem estabelecidos.   

Poderão participar da votação popular todos os eleitores do município, inclusive os maiores de 16 anos com título de eleitor.  Serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes, sendo que os titulares tomarão posse para o quadriênio 2020-2023 no dia 10 de janeiro de 2020.

 
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet