Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:47:56
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/08/2019 às 10:15

​Rastreabilidade de grãos será discutida por especialistas em Cuiabá-vídeo

"É a liberdade de optar pela segurança alimentar"

Iury Lupaudi

​Rastreabilidade de grãos será discutida por especialistas em Cuiabá-vídeo

Foto: Reprodução internet

O processo de rastreabilidade de grãos será debatido por especialistas em um evento de tecnologias, que será realizado esta semana em Cuiabá.

Com foco em tecnologias para o agronegócio, os painéis vão demostrar, por exemplo, os benefícios de rastrear o grão de soja através do blockchain, que também é conhecido como "o protocolo da confiança". 

Este sistema permite ao produtor armazenar em um sistema que não podem ser corrompidos dados da produção de lavoura, como a semente utilizada e a quantidade, além de características do solo, os defensivos e as intérpretes do tempo.

"Para o produtor este banco de dados que ele cria é importante para que ela possa descobrir quais foram as estratégias que renderam o melhor desempenho da lavoura ao longo dos anos", explica Rafael Martins, que é  um dos organizadores do evento.

Estes dados também poderão ser acessados pelos compradores dos grãos, antes ainda do processo de industrialização. Isso permitirá, por exemplo, que o comprador saiba se o nível de unidade que o grão foi colhido é o desejado para que o contrato seja fechado.

Estas informações vão sendo armazenadas a cada etapa do processo de industrialização dos grãos permitindo que o consumidor, ao buscar por um produto na prateleira do supermercado, fique sabendo se ele foi produzido da maneira com que ele deseja. 

"É a liberdade de optar pela segurança alimentar", comenta Martins.

Blockmeet MT

O Blockmeet MT será o primeiro evento de tecnologias emergentes de Mato Grosso. Reunirá profissionais para discutir, de forma aberta, as principais novidades e oportunidades de soluções em blockchain. “Nosso objetivo é preparar líderes, empresas, executivos, universitários e startups para mudanças que essa tecnologia causará em seus respectivos setores”, afirma Martins. 

Serviço: Blockmeet MT
Data: 22 de agosto
Horário: a partir das 8h 
Local: Centro de Eventos Factec Senai – Cuiabá, MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet