Cuiabá, sábado, 19/10/2019
06:19:45
informe o texto

Notícias / Região Araguaia

20/08/2019 às 09:25

Em seis dias de trabalho, projeto terceiro turno no PSF Centro atendeu 353 pessoas em Nova Xavantina

A informação é do Chefe da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina

Leiagora

Em seis dias de trabalho, projeto terceiro turno no PSF Centro atendeu 353 pessoas em Nova Xavantina

Foto: Assessoria

Desde que foi implantado no último dia 05 de agosto, e funcionando às segundas, quartas e quintas feiras no PSF Centro do setor Nova Brasília, na Av. Campo Grande,  o projeto “terceiro turno”  também chamado de fila zero, atendeu 353 pessoas em seis dias de trabalho.

A informação é do Chefe da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina, Danilo Camargo, em entrevista à Rádio Roncador FM.

O QUE É

O programa foi implantado pelo prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, segundo ele, transplantado do modelo que viu funcionando no município de Rondonópolis. “A ideia é zerar a fila para consultas e desafogar o hospital municipal” disse o prefeito no ato da implantação (foto).

O terceiro turno funciona das 18 às 22 horas três dias por semana, com médico, dentista, enfermeiras e toda uma equipe de trabalho em saúde pronta para atender os pacientes, inclusive com vacinas.

ATENDIMENTO PARA QUEM NÃO PODE IR DURANTE O DIA

O sucesso do programa está fazendo com que muitas pessoas deixem de ir em seus PSFs de seus bairros, para serem atendidos no centro. “Tem pessoas que chegam às 3 da tarde para ser atendido, o que foge do objetivo do programa. O objetivo é atender as pessoas que durante o dia não podem ir ao PSF porque trabalham. Então disponibilizamos toda uma estrutura de saúde para fazer o atendimento à noite” disse Danilo.

Segundo ele, nos demais PSFs, as consultas estão acontecendo no mesmo dia ou no máximo no prazo de um à três dias. “Nós não temos problemas de agendamento de consultas médicas nas unidades de saúde, então no máximo vc tem que esperar este prazo, só não com os dentistas que o prazo pode ser maior. A cidade cresceu, mas se for emergência, é atendido na hora” disse.

Nos PSFs foi adotado o método de atendimento por grupo de pacientes -gestantes, idosos,mulher, homem, criança…, cada qual com um dia para consultas.

ALEITAMENTO MATERNO

No próximo dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo um dia de palestras na Praça Central sôbre Amamentação, dentro do programa Agosto Dourado – o mês do aleitamento materno, que será direcionado para as mâes e gestantes.

Queremos convidar todas mães que estão amamentando e gestantes para participar, terá palestras, café da manhã, começa às 7.30 horas da manhã, haverá uma VAN da Secretaria passando nos PSFs para levar as mães que quiserem participar -levando e trazendo’-. Queremos que todas participem pois a base da vida é o aleitamento materno” convidou Danilo.

 
Direto de Nova Xavantina, Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet