Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
10:51:05
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/08/2019 às 09:31

A “nova internet” promete mudar a relação entre o Direito e a tecnologia

Essa nova tecnologia veio para revolucionar a forma de realizar negócios, uma vez que o blockchain é incorruptível

Leiagora

A “nova internet” promete mudar a relação entre o Direito e a tecnologia

Foto: Reprodução

Existe uma nova tecnologia no mercado, chamada de blockchain, que já é conhecida como a “nova internet”. O blockchain surgiu com as criptomoedas, a mais famosa de todas é o bitcoin. Mas essa tecnologia emergente já está provocando mudanças não apenas na economia, mas em outros setores, como o direito. 

Essa nova tecnologia veio para revolucionar a forma de realizar negócios, uma vez que o blockchain é incorruptível. Na tradução literal, blockchain é uma cadeia de blocos, e funciona assim: qualquer informação que for inserida não pode ser alterada, porque essa tecnologia é criptografada e distribuída para diversos servidores, em vários locais do mundo. 

Essa segurança de dados vai de encontro à algumas necessidades jurídicas. Por isso, essa nova tecnologia já está provocando algumas mudanças na concessão de patentes, no registro de contratos, para autentificar documentos, por exemplo. 

Aliás, os contratos eletrônicos têm como pano de fundo o blockchain e podem se auto executar de acordo com a vontade das partes do negócio, diminuindo custos e a burocracia dos processos. 

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, aprovada no Brasil, vai precisar do uso do blockchain para funcionar, porque apenas assim os dados dos usuários estarão em segurança contra ataques de hackers. 

Blockmeet MT

Em Mato Grosso, essa tecnologia emergente será discutida pela primeira vez, no evento Blockmeet MT, que vai acontecer no dia 22 de agosto, a partir das 8 horas da manhã, no Centro de Convenções da Fatec/Senai. 

“A má notícia para quem ainda não tinha ouvido falar em blockchain, é que essa pessoa está desatualizada. A boa notícia é que montamos um evento de acordo com a nossa realidade, para atualizar empresários, advogados, líderes”, explica Rafael Martins, CEO do Blockmeet MT. 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet