Cuiabá, sábado, 19/10/2019
06:03:28
informe o texto

Notícias / Mato Grosso

20/08/2019 às 17:30

Sorriso: Campanha de Vacinação Antirrábica começa pela Zona Rural no próximo fim de semana

Ministério da Saúde dividiu a campanha em duas etapas.

Leiagora

Sorriso: Campanha de Vacinação Antirrábica começa pela Zona Rural no próximo fim de semana

Foto: Assessoria

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019 teve o seu calendário alterado neste ano. A mudança foi comunicada as secretárias municipais por meio de uma Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A medida é uma consequência da redução das doses e divisão das etapas de remessa de doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, que neste ano fará em duas etapas. Nesta primeira etapa Sorriso recebeu  5 mil doses, os animais começam a ser vacinados no sábado(24) na áreas rurais.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, a orientação é que sejam priorizados os animais das áreas rurais e em especial os locais onde teve caso suspeito de raiva animal.

“Nesta primeira etapa, a vacinação de gatos e cachorros serão na zona rural, localidades com baixa cobertura vacinal no ano passado e bloqueio de focos, locais próximo a casos suspeitos de raiva animal é o que determina a nota técnica”, disse ela.

Ainda segundo a coordenadora, a segunda etapa da vacinação está programada para o primeiro semestre de 2020. “O mês será definido assim que o município receber a segunda remessa das doses de vacina, provavelmente  a partir  do mês de janeiro do ano que vem. Já o ‘Dia D’ de Mobilização Municipal, no qual ocorre a vacinação da maioria dos animais da zona urbana, deverá ser programado para depois do recebimento da segunda remessa”, pontuou ela.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro conta que  estava com a campanha pronta quando recebeu a orientação técinca. “Recebemos com surpresa a notícia do Governo do Estado, que não receberemos nem metade do número de vacina que precisamos. Por isso infelizmente, nós que superamos a meta de vacinação no ano passado, não conseguiremos atender todos os animais da população. Isso nos deixa triste, pois já estávamos com a campanha toda montada para o mês de agosto e de repente chega essa notícia ruim”, pontuou ele.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. No ano passado Sorriso superou a meta e vacinou 14835 animais. Nesta campanha a expectativa é vacinar 15 mil animais.

A vacinação na área rural começa no próximo sábado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet