Cuiabá, terça-feira, 19/03/2024
00:20:01
informe o texto

Notícias / Geral

20/08/2019 às 17:30

Sorriso: Campanha de Vacinação Antirrábica começa pela Zona Rural no próximo fim de semana

Ministério da Saúde dividiu a campanha em duas etapas.

Leiagora

Sorriso: Campanha de Vacinação Antirrábica começa pela Zona Rural no próximo fim de semana

Foto: Assessoria

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019 teve o seu calendário alterado neste ano. A mudança foi comunicada as secretárias municipais por meio de uma Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). A medida é uma consequência da redução das doses e divisão das etapas de remessa de doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, que neste ano fará em duas etapas. Nesta primeira etapa Sorriso recebeu  5 mil doses, os animais começam a ser vacinados no sábado(24) na áreas rurais.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, a orientação é que sejam priorizados os animais das áreas rurais e em especial os locais onde teve caso suspeito de raiva animal.

“Nesta primeira etapa, a vacinação de gatos e cachorros serão na zona rural, localidades com baixa cobertura vacinal no ano passado e bloqueio de focos, locais próximo a casos suspeitos de raiva animal é o que determina a nota técnica”, disse ela.

Ainda segundo a coordenadora, a segunda etapa da vacinação está programada para o primeiro semestre de 2020. “O mês será definido assim que o município receber a segunda remessa das doses de vacina, provavelmente  a partir  do mês de janeiro do ano que vem. Já o ‘Dia D’ de Mobilização Municipal, no qual ocorre a vacinação da maioria dos animais da zona urbana, deverá ser programado para depois do recebimento da segunda remessa”, pontuou ela.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro conta que  estava com a campanha pronta quando recebeu a orientação técinca. “Recebemos com surpresa a notícia do Governo do Estado, que não receberemos nem metade do número de vacina que precisamos. Por isso infelizmente, nós que superamos a meta de vacinação no ano passado, não conseguiremos atender todos os animais da população. Isso nos deixa triste, pois já estávamos com a campanha toda montada para o mês de agosto e de repente chega essa notícia ruim”, pontuou ele.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. No ano passado Sorriso superou a meta e vacinou 14835 animais. Nesta campanha a expectativa é vacinar 15 mil animais.

A vacinação na área rural começa no próximo sábado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet