Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:21:53
informe o texto

Notícias / Cultura & Arte

20/08/2019 às 16:07

Teatro Móvel estaciona na Orla do Porto para inspirar crianças a trabalhar com ciência e tecnologia

O espetáculo “Uma Janela para o céu” tem sessões nos períodos matutino e vespertino

Leiagora

Teatro Móvel estaciona na Orla do Porto para inspirar crianças a trabalhar com ciência e tecnologia

Foto: Gabriel Borghi

Um laboratório de outro tempo, um robô e duas cientistas integrantes de uma rede de mulheres inventoras. Este é o enredo do espetáculo “Uma Janela para o céu”, que chega a Cuiabá nesta segunda (19) e fica até sexta (23), estacionado em seu teatro móvel, na Orla do Porto, com sessões nos períodos matutino e vespertino, todas gratuitas. O projeto, que tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e tecnologia, conta com patrocínio da Uber, apoio do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Nas últimas semanas, a iniciativa passou por Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Belém e Manaus. O grupo de teatro “Cia. Realengo”, que executa o espetáculo e trabalha com criação de histórias autorais ou com contação de obras importantes da literatura brasileira, foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.

A peça conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Depois, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.

De acordo com a assessoria do projeto, em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de 4 estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com o apoio das prefeituras municipais de cada cidade visitada, como a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Cuiabá.

SERVIÇO

Cuiabá/MT: 19 a 23 de agosto

Local: Orla do Porto

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda

PROGRAMAÇÃO

Segunda: 14h/15h30 (apresentações teatrais)

Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)

Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá e dos responsáveis pelo evento 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet