Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:06:06
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

21/08/2019 às 09:11

Estado processa 27 empresas por irregularidades na cessão de créditos de ICMS

Com base na Lei Anticorrupção, os processos foram instaurados pelas Portarias nº 190, 191 e 222/2019/CGE-COR, publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (20.08)

Leiagora

Estado processa 27 empresas por irregularidades na cessão de créditos de ICMS

Foto: Assessoria

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) instaurou três processos administrativos de responsabilização para apurar o suposto envolvimento de 27 empresas em pagamento de propina e em contratos fictícios de cessão de créditos tributários do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre os anos de 2012 e 2014. Com base na Lei Anticorrupção (Lei Federal n° 12.846/2013), os processos foram instaurados pelas Portarias nº 190, 191 e 222/2019/CGE-COR, publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (20.08).

As empresas teriam participado de tratativa de retorno indevido por meio de crédito de ICMS, mediante supostos contratos fictícios de vendas dos créditos que fariam “caixa” para uma suposta organização criminosa, beneficiando, em tese, indevidamente várias pessoas físicas e jurídicas.

Os processos administrativos de responsabilização têm como base o acordo de colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa autuado no Supremo Tribunal Federal (STF); as declarações prestadas pelo ex-governador em oitivas realizadas no ano de 2018 na Controladoria; inquérito policial da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) e inquérito civil do Ministério Público Estadual (MPE).

Ao final do processo de responsabilização, e depois de assegurados a ampla defesa e o contraditório, uma das eventuais penalidades é a aplicação de multa de até 20% do faturamento bruto das empresas no exercício anterior ao da instauração do processo, além de reparação integral dos danos causados à administração pública. Outras sanções administrativas são: proibição de participar de licitações e de celebrar contratos com a administração pública.

Servidores

O Diário Oficial desta terça-feira (20.08) traz também a instauração de processo administrativo disciplinar (Extrato da Portaria nº 192/2019/CGE-COR) em desfavor de dois servidores públicos supostamente envolvidos no caso. As condutas investigadas são passíveis de aplicação de pena máxima de demissão.

As comissões dos processos contra as empresas e os agentes públicos são formadas por servidores da CGE e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), sob a presidência de auditora do Estado (CGE). Seguem os extratos das portarias relativas às empresas e aos servidores:

Empresas 

COLONIZADORA BOI GORDO LTDA

SEVEN IMPORTACAO & EXPORTACAO LTDA

XEIGHT FREIGHT CARGAS INTERNACIONAIS EIREL

LUMAX EMPREENDIMENTOS E PROJETOS LTDA

ENERGISA MATO GROSSO - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

DUNAX CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA LTDA

CHINA CONSTRUCTION BANK (BRASIL) BANCO MULTIPLO S/A (Antigo BIC BANCO)

INFRAMAX CONSTRUCOES E TERRAPLENAGEM LTDA (antiga TRIMEC CONSTRUÇÕES)

TRIMEC EQUIPAMENTOS LTDA

SANTA CRUZ ENGENHARIA LTDA

M. DE A. CLAUDIO EPP

B. M. TAQUES - CONSULTORIA EMPRESARIAL

CARBONIFERA METROPOLITANA S/A

CIAVENA APOIO ADMINISTRATIVO LTDA - AUDI CIAVENA

ENGECENTER CONSTRUTORA E INCORPORADORA

IPE INCORPORACAO PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

JV CENTRO AUTOMOTIVO LTDA

LEONILSO MOREIRA - EPP

SP BLINDADOS SERVICOS AUTOMOTIVOS

MÉTRICA CONSTRUÇÕES LTDA

OMAHA EMPREENDIMENTOS ADM E COMÉRCIO

R R LOCACAO E SERVIÇOS

VPX CUIABÁ COMERCIO DE PNEUS

VPX GOIABEIRAS COMÉRCIO DE PNEUS

SANTA CRUZ ENERGIA

HARMONY IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E CONSULTORIA

Servidores 

M.S.C

V.J.V
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet