Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:56:09
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/08/2019 às 11:19

Auditores flagram 25 empregados de olarias em péssimas condições e afastam 17 do trabalho infantil

O operativo que os AFTs estão realizando no Araguaia começou pelos municípios de Confresa e Querência

Leiagora

Auditores flagram 25 empregados de olarias em péssimas condições e afastam 17 do trabalho infantil

Foto: Divulgação

Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs) de Mato Grosso realizam um operativo na região do Alto Araguaia que envolve trabalho infantil informalidade, segurança no trabalho e trabalho rural. Até agora a equipe atuou em Querência e Confresa (1.150 km de Cuiabá) onde encontrou 80 trabalhadores sem registro, flagrou 25 empregados de olarias em péssimas condições, afastou17 crianças do trabalho infantil e a estimativa de valores de INSS e FGTS não recolhidos é de R$ 40 mil.

O AFT Geraldo Fontana Filho explica que 93% dos empregadores notificados apresentaram problemas de falta de registro de empregados, sendo 60 no comércio em geral e 20 no meio rural. “A informalidade tem como consequência a sonegação de contribuições previdenciárias, não recolhimento do FGTS e fragilização do trabalho”, pontua.

Todas as olarias de Confresa foram fiscalizadas, segundo Geraldo Fontana, onde foram encontrados 25 trabalhadores na informalidade, sem condições de segurança e saúde, sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), água e sem condições sanitárias. 

“Ha mais de 20 anos na inspeção do trabalho e ainda me impressiono com as condições de trabalho que ainda são submetidos os trabalhadores. O desejo é que o estado brasileiro tivesse mais Auditores e que pudéssemos estar onde esses trabalhadores mais precisam”, desabafa o AFT Valdiney de Arruda, que também atua no operativo.

Em Querência, foram detectados menores vendendo picolés no comércio ambulante, sendo três crianças e três adolescentes, totalizando 17 casos de trabalho infantil, sendo que todos foram afastados.

“Ação atingiu 90% dos lava jatos e comércio e em Querência com foco no trabalho infantil. A fiscalização vai se tornar mais presente na região muito”, avisa Valdiney de Arruda.

Palestra

O AFT Valdiney de Arruda fará uma palestra em Confresa sobre o programa de Aprendizagem em empresas e órgãos públicos no dia 27 de agosto a convite da Prefeitura Municipal. A palestra, que será realizada às 19h na Câmara de Vereadores, tem como público alvo empresários, gestores, contadores e demais interessados.
Direto da assessoria, Sandra Carvalho

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet