Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:26:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/08/2019 às 22:06

Ampliação do comércio agrícola bilateral entre Brasil e Japão é defendido durante evento em São Paulo

O ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, também participou do evento na capital paulista

Leiagora

Ampliação do comércio agrícola bilateral entre Brasil e Japão é defendido durante evento em São Paulo

Foto: Noaldo Santos/Mapa

Ao abrir o Diálogo Brasil-Japão, na Fiesp, em São Paulo, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu nesta segunda-feira (26) a ampliação do comércio entre os dois países. O ministro da Agricultura, Floresta e Pesca japonês, Takamori Yoshikawa, também participa do evento.

Tereza Cristina e Yoshikawa reuniram-se, em maio, em Tóquio, quando a ministra fez uma viagem ao país. Na ocasião, foi confirmada a realização do diálogo no Brasil e a presença do ministro japonês. 

Em discurso, ela disse que o fluxo comercial do agronegócio entre os dois países cresceu 130% nos últimos 20 anos, porém o Brasil não figura entre os principais destinos dos investimentos japoneses no exterior.

O Japão é o quarto maior importador de produtos agrícolas do mundo. E o Brasil é o principal fornecedor de alguns deles, como carne de frango in natura, café verde, etanol e suco de laranja. Em 2018, os produtos brasileiros foram responsáveis por apenas 3,2% das importações agrícolas do mercado japonês.

“O Brasil é comprovadamente uma terra de oportunidades e um destino confiável para o capital estrangeiro. Gostaria de destacar o potencial de investimentos em infraestrutura e logística em nosso país e, em especial, no escoamento da produção agrícola”, disse a ministra. 

Tereza Cristina destacou que o agro brasileiro atende às exigências dos compradores globais. A ministra citou a eficiência do sistema de defesa sanitária agropecuária e o fato de 66% da vegetação nativa serem preservados no território nacional.

“Os exigentes compradores globais precisam ser informados sobre a realidade da produção dos alimentos no Brasil, desde a sua origem nas fazendas até a mesa do consumidor. É fundamental que o mundo conheça o exemplo que a agricultura brasileira tem a dar em aspectos ambientais, sociais e trabalhistas”.

Carnes

Em reunião bilateral com o ministro japonês, Tereza Cristina apresentou a oportunidade de exportação para o país asiático de carne bovina e suína dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. Segundo ela, o Japão costumeiramente importa carne de países livres de aftosa sem vacinação. E no Brasil só o estado de Santa Catarina tem essa condição.

“Eu propus a ele um bloco de estados e as tratativas estão sendo discutidas para a gente poder atingir esse objetivo. Estamos avançando e espero que ano que vem a gente tenha já uma missão [japonesa] vindo aqui para ver esses estados, com exceção de Santa Catarina, que não necessita de visitas técnicas”, disse.

A ministra também anunciou as negociações para abrir o mercado brasileiro de abacate e disse que o Japão tem muito interesse em uma cooperação entre universidades japonesas e brasileiras e a Embrapa, na área de segurança alimentar.
 
Direto de Brasília, com Mapa
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet