Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:53:48
informe o texto

Notícias / Cultura & Arte

27/08/2019 às 14:51

5 mitos e verdades sobre as bebidas funcionais

Leiagora

5 mitos e verdades sobre as bebidas funcionais

Foto: Envato Elements

Bebidas funcionais podem ajudar a perder peso, mas não são “milagrosas”; especialista em obesidade Gladia Bernardi lista mitos e verdades sobre a eficácia e os cuidados com essas bebidas -como café “bulletproof”, “golden milk” e os sucos detox- que vêm se tornando populares entre os que querem enxugar a silhueta

Seja entre os mais jovens ou mais velhos, aumenta a cada dia o número de pessoas que procuram seguir um estilo de vida mais saudável. Por outro lado, tem crescido também a procura das pessoas por “fórmulas mágicas” para emagrecer, de preferência o mais rápido possível - e, com isso, as chamadas bebidas funcionais vem ganhando cada vez mais adeptos.

A promessa é que essas bebidas acelerem o metabolismo, dessa forma ajudando a emagrecer. Assim, muitos têm apostado nos drinks funcionais como o “café à prova de balas” - ou “bulletproof coffee”, que é composto por café, manteiga e óleo de coco, e tem como objetivo principal manter a pessoa saciada logo pela manhã, reduzindo a fome e aumentando a queima de gordura. Outra bebida que virou “queridinha” é o “golden milk” - mistura de leite vegetal, açafrão, e outras especiarias, além do sucos detox - que, apesar de existir em variadas versões, tem o mesmo objetivo - a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo.

A especialista em obesidade Gladia Bernardi, autora do best-seller “Código Secreto do Emagrecimento”, explica que é necessário ter bastante cuidado, porque essas bebidas não dão resultado se todos os outros cuidados com sua saúde física e emocional forem deixados de lado. “Eu vejo muitas pessoas recorrendo somente  a esses meios de emagrecimento “rápido” - sejam as bebidas funcionais ou até mesmo as dietas restritivas. É preciso muita atenção porque, além da alimentação, a mente deve estar alinhada a esse propósito. Reprogramar o cérebro é o melhor caminho para o emagrecimento definitivo e sustentável”, defende a especialista.

Abaixo, Gladia lista alguns mitos e verdades sobre as bebidas funcionais:
Não é necessário se preocupar com a quantidade ingerida dessas bebidas

MITO. Não é raro ver pessoas bebendo drinks funcionais o tempo todo, sem se preocuparem com o que isso pode causar. Mas quando algo é ingerido sem controle algum, o seu corpo acaba tornando-se imune àquilo, ou seja, depois de certo tempo, ele deixa de fazer efeito. Além disso, muitas bebidas funcionais têm um valor calórico alto, o que pode acabar prejudicando ainda mais a saúde de quem as toma se não forem ingeridas com um certo equilíbrio.

“Nada que é feito em excesso é positivo, pois, como sempre digo, o que faz o veneno é a dose. Podemos usar alimentos ultraprocessados como um exemplo. Se você come muita ‘besteira’, sua saúde e sua mente irão dar sinais de que aquilo está te fazendo mal. Mesmo que o objetivo dessas bebidas funcionais seja positivo, o resultado será o mesmo. Por isso, deve-se controlar a dosagem das bebidas, e trabalhar o seu objetivo através da mente, que sempre será a  maior aliada”, diz.

Bebidas funcionais têm mais benefícios do que apenas ajudar a emagrecer

VERDADE. Se as pessoas tiverem cuidado ao ingerir as bebidas funcionais, elas podem alcançar mais benefícios do que apenas emagrecer. Muitos desses drinks, como os sucos detox, são diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de sódio do corpo. Além disso, existem outros pontos positivos - como aumento da energia, aceleração do metabolismo e melhoria da digestão. Mas, é claro, isso se não houver um  consumo descontrolado da bebida”, alerta Gladia.

Segundo a especialista, o “golden milk”, por exemplo, é composto por leite e especiarias e contèm compostos digestivos, que funcionam como anti-inflamatórias e antioxidantes naturais. Além disso, também ajudam a controlar a ansiedade.

“Apesar do cuidado necessário, as bebidas funcionais não são vilãs, elas têm benefícios. Mas é importante alinhar sempre seus objetivos e desejos, saber o seu próprio limite, e, trabalhar em conjunto tanto o corpo quanto a mente. Dessa forma, os resultados se tornam muito mais fáceis de serem alcançados”, defende Gladia.

Quem ingere bebidas funcionais não precisa se preocupar com a alimentação

MITO. Apesar dos drinks funcionais serem aliados no emagrecimento, não há como trabalharem sozinhos. Por isso, é necessário que a alimentação não seja deixada de lado. Uma alimentação saudável e regrada é sempre essencial para que o resultado positivo chegue. Principalmente em casos mais difíceis, quando a pessoa é acostumada a comer besteiras e quer adotar um cardápio mais saudável. 

“Sabemos que, às vezes, é difícil controlar aquela vontade de comer um doce, quando não estamos acostumadas com isso, mesmo depois de um dia estressante. Mas se a pessoa quer alcançar um objetivo, é preciso que trabalhe a mente junto com o corpo, para que comece a entender o que o corpo de fato precisa. Visualizar diariamente o resultado que quer alcançar é uma das formas para ganhar força e passar pela fase inicial, que é a mais difícil, e alcançar o resultado”, explica Gladia.

As bebidas funcionais são saudáveis 

VERDADE. Elas são saudáveis, mas é preciso estar atento. Apesar de serem usadas tendo o emagrecimento como principal objetivo e ainda contarem com outros benefícios, como já falado acima, não vale de nada apostar todas as fichas nesse método, se os outros cuidados com sua saúde forem negligenciados.

“Por exemplo: se a pessoa quer tomar as bebidas funcionais para emagrecer, tudo bem. Mas não adianta fazer isso se, no mesmo dia, ela for para uma pizzaria com seus amigos, comer vários pedaços de pizza, tomar chopp, e depois em casa tomar um copo de suco detox, achando que ele irá “anular” tudo aquilo que ingeriu. 

“As pessoas acreditam que podem comer o que quiserem, pois só tomar o suco irá fazer com que as calorias ingeridas desapareçam. Mas não é assim que funciona, e é por isso que o uso da mente é essencial nesse processo. Se a pessoa estiver mais consciente, não terá vontade de comer 5 pedaços de pizza e 4 chopps, por exemplo. Ela ficará saciada e satisfeita com 2 fatias de pizza e 1 chopp, ou seja, ela terá reeducado o corpo e a mente para comer e beber menos, como um hábito”, diz.

Vou tomar essas bebidas e emagrecer definitivamente? 

MITO. É impossível ter a certeza de que algo é para sempre, principalmente quando falamos do nosso corpo. O emagrecimento é algo que precisa ser trabalhado com muita força de vontade, principalmente quando falamos de pessoas que têm problemas com a comida, como compulsões alimentares. É necessário manter firme a ideia de que, se você quer emagrecer, essa é uma decisão diária - e as bebidas funcionais não têm efeito a longo prazo se não forem ingeridas da forma correta.

Essa mudança é árdua para quem não tem o costume de seguir uma alimentação saudável e regrada, mas não quer dizer que seja impossível. O importante é que você tenha na sua mente que consegue fazer isso, e não se esqueça dos benefícios que isso trará para a sua saúde - tanto física quanto mental. Se o intuito é emagrecer e manter, a alimentação saudável precisa virar rotina, parte da sua vida.

“Amadurecer a mente, os sentimentos, pode tornar mais fácil o processo de reeducação alimentar. Dessa forma, o trajeto até o objetivo principal pode ser feito de forma mais leve e menos sofrida e, o maior importante, sem prejudicar a saúde”, finaliza.

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet