Cuiabá, sábado, 20/04/2024
04:52:28
informe o texto

Notícias / Judiciário

27/08/2019 às 17:31

Projeto criminaliza fuga de presídios ou locais de internação

O texto altera o Código Penal, tornando crime a evasão ou tentativa de evasão em presídios ou locais de internação prisional.

Leiagora

Projeto criminaliza fuga de presídios ou locais de internação

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Fuga ou tentativa de fuga de presídios ou locais de internação prisional podem se tornar crime. É o que propõe o projeto de lei (PL 4.578/2019), em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), tornando crime a evasão ou tentativa de evasão por preso ou indivíduo submetido à medida de segurança detentiva.

A pena de detenção é de um a seis meses, podendo ser estendida de um terço até metade se o autor agir de forma astuciosa. Se o crime for cometido com uso de violência a pena é de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.

Na legislação atual, a fuga ou tentativa de fuga não é considerada crime, a não ser quando feita por meio de violência.

Styvenson justifica que, mesmo não se tratando de crime, esse comportamento possibilita a aplicação de uma série de sanções relacionadas à execução penal, considerando que se trata de falta grave.

“Essas sanções não têm se mostrado suficientes para desestimular as fugas de presos, que vêm se tornando cada vez mais audaciosas” afirmou. Para o parlamentar, é de grande importância que a pena para essas ações seja mais dura.

“É necessário aumentar a pena de evasão, bem como da tentativa de evasão. Nesse sentido, estamos propondo a criminalização de tais condutas, ainda que não haja violência contra a pessoa”, explicou Styvenson.

O projeto aguarda o voto do relator na CCJ, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Direto da Agência Senado, Maria Helena sob supervisão de Paola Lima
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet