Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
09:25:48
informe o texto

Notícias / Política

28/08/2019 às 08:47

Janaina diz que ministro 'sentou' em processo sobre grampos e lamenta decisão

O ministro atendeu a um pedido do MPE e anulou decisões do TJMT no caso da Grampolândia.

Luana Valentim

Janaina diz que ministro 'sentou' em processo sobre grampos e lamenta decisão

Foto: Reprodução da internet

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse estar decepcionada com a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, de cassar liminarmente os despachos e decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em relação à Grampolândia Pantaneira. A declaração foi em entrevista à Rádio Capital FM nesta quarta-feira (28).

A parlamentar, que foi uma das vítimas dos grampos ilegais, destacou ainda que o MP chegou a declarar que o ministro seria investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) caso houvesse qualquer tipo de denúncia em relação a ele e ao prazo não cumprido, já que "ficou sentado dois anos 'em cima' das ações dos grampos".

“É frustrante saber que lei não é igual para todos. Se fosse qualquer um de nós correríamos as instâncias, inclusive, político com foro. A nossa diferença é que já vamos direto para 2ª instância, mas veríamos as coisas andarem. Agora uma investigação tão séria como essa que causou um impacto tão grande na vida de tantos mato-grossenses, ser tratada dessa forma, dá uma decepçãozinha. Parece que vai virar pizza”, avaliou.


O ministro atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual que teve alguns de seus membros citados no depoimento do cabo da Polícia Militar Gerson Luiz Ferreira Correa Junior no mês passado.

Saiba Mais: STJ anula investigação contra promotores; Perri não tem competência

Em julho, Gerson acusou promotores de Justiça de terem participado do esquema ao viabilizarem as investigações e ações judiciais em um despacho enviado ao MPE. O cabo ainda apresentou provas que apontam que os áudios e vídeos das operações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado foram manipulados.

Janaina destacou que o mais decepcionante é que a decisão do ministro revoga os esforços de Perri que conquistou a simpatia da população justamente pelo seu trabalho para que o caso dos grampos ilegais voltasse para Mato Grosso, pois sabia que a repercussão maior do caso seria no Estado. Segundo ela, a estimativa é de que cerca de 70 mil pessoas foram grampeadas.

"É claro que a gente fica triste com uma posição dessa do ministro Campbell que, aliás, a gente tem que registrar que desde o começo ele tentou atrapalhar as investigações e enquanto estiveram nas mãos dele se quer deu andamento a elas", ressaltou.

No ano passado, Campbell suspendeu a investigação dos grampos ilegais, agora cassou todas as decisões da Justiça local. Janaina está confiante de que a Corte Especial do STJ reverta essa decisão e mantenha as investigações sob o comando do TJ.

“A sociedade não merece uma investigação ‘intramuros’, feita sem a sua participação representada, neste caso, pela OAB-MT que vem cumprindo com o seu papel de defensora da Constituição e das leis do País”, frisou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet