Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:01:33
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/08/2019 às 12:20

Ministra conversa com secretário dos EUA sobre tarifa e cota de etanol

No próximo sábado expira o prazo de dois anos da tarifa de 20% aplicada pelo Brasil

Leiagora

Ministra conversa com secretário dos EUA sobre tarifa e cota de etanol

Foto: Reprodução

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conversa na manhã desta quarta-feira, 28, com o secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Sonny Perdue, sobre a tarifa imposta pelo Brasil sobre o etanol norte-americano. Segundo a agenda da ministra, uma ligação telefônica ocorreria a partir de 9 horas.

No próximo sábado expira o prazo de dois anos da tarifa de 20% aplicada pelo Brasil sobre o biocombustível adquirido no exterior para um volume acima de uma cota trimestral de 150 milhões de litros. 

Como essa cota é sempre superada e praticamente todo etanol importado vem dos Estados Unidos, os norte-americanos pedem o fim da taxação, pois praticam tarifa zero quando compram o mesmo combustível exportado pelo Brasil.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que o tema foi tratado em uma reunião na noite de terça-feira no Ministério da Agricultura, em Brasília. 

Participaram do encontro representantes da Pasta e dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores. Tereza Cristina deve propor a Perdue que os Estados Unidos deixem de taxar o açúcar brasileiro, produto, como o etanol, feito a partir da cana-de-açúcar. Em troca, o Brasil pode pelo menos aumentar a cota de álcool sem a tarifa de 20%.

 
Direto de Ribeirão Preto, Gustavo Porto, Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet