Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:51:53
informe o texto

Notícias / Política

28/08/2019 às 16:55

Relatora das contas diz que ex-governador cometeu crime de improbidade administrativa

Janaina Riva foi escolhida como relatora das contas o último ano de gestão de Pedro Taques.

Fernanda Leite

Relatora das contas diz que ex-governador cometeu crime de improbidade administrativa

Foto: Assessoria AL/MT

A deputada Janaina Riva (MDB) considerada ‘rival’ número um do ex-governador Pedro Taques (PSDB) foi escolhida para ser relatora das contas do último ano de gestão do tucano. Apesar de dizer que irá realizar um trabalho extremamente técnico, para a parlamentar, o ex-governador cometeu crimes de responsabilidade fiscal e improbidade administrativa. Isso porque, ao final do governo Taques contraiu uma dívida de R$1,5 bilhões sem previsão orçamentária. “Queremos saber para onde foi esse dinheiro, com que foi usado?”, questiona ela.

Janaina adiantou também que irá analisar cada ponto encarado como não relevante pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou, no último dia 26 de agosto, as contas do tucano mesmo com 26 irregularidades e 33 recomendações. Ela avalia que o tucano deixou um prejuízo orçamentário para o ano de 2019 e ainda não respeitou as recomendações da Assembleia Legislativa quando assumiu o governo.  

“Vou analisar ponto a ponto do que não foi encarado como não sendo de relevância, porque na minha opinião foram extremamente graves e trouxeram prejuízos a execução orçamentária deste ano de 2019. Para se ter ideia, com relação as contas do ex-governador Silval Barbosa tiveram 14 apontamentos mais graves, com relação aos 10 do Silval, são 24 nas contas do ex-governador Taques, isso das mais graves faltas, além de outros apontamentos. Então a gente vê que que há uma consideração do que a Assembleia pediu no passado e que fosse corrigido no decorrer do ano seguinte. Isso é preocupante, os governadores têm desprezo pelos pareceres da AL, não seguem as instruções e fazem a seu bel prazer. O que a Assembleia pediu, não foi cumprindo em 2018 [ por Taques]”, comentou a parlamentar.

O deputado Romoaldo Jr. (MDB) é quem presidente a  Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO). OS demais membros são: Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dal Molin (PSC).

A previsão é que as contas do ex-governador sejam votadas em plenário no final do ano.
 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet