Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:25:47
informe o texto

Notícias / Polícia

29/08/2019 às 14:12

Três pessoas são presas por transporte ilegal de madeira

Apreensões e multas também foram aplicadas durante a fiscalização.

Luzia Araújo

Três pessoas foram presas nessa quarta-feira (28) durante a operação Abafa Amazônia por envolvimento no transporte de madeira ilegal, na região do Médio-Norte de Mato Grosso. Apreensões e multas também foram aplicadas durante a fiscalização realizada nos municípios de Sorriso, Vera, Paranatinga, Feliz Natal e Nova Ubiratã.

A operação, que está na sua quinta edição e foi deflagrada pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT), responsavel por monitorar os focos de calor durante o período proibitivo de queimadas no Estado. 

Vinte e nove profissionais foram enviados para região e percorreram estradas federais, estaduais e vicinais na repressão aos ilícitos ambientais. Duas aeronaves foram empregadas na ação. 

O comandante da operação, tenente-coronel BM Dércio Santos, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, afirmou que a operação foi positiva “pela integração de três secretarias estaduais com um único propósito”. As Secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Pública e a Casa Civil participaram da ação, por meio de suas organizações.

Outras edições da ação serão realizadas durante o período proibitivo, com o intuito de coibir e responsabilizar as queimadas ilegais, incêndios florestais e desmatamento. 

A previsão é de que na próxima semana, a partir do dia 2 de setembro, Sinop seja a base da operação, que terá fiscalizações em Marcelândia, Cláudia e União do Sul. A ação seguinte será na Região do Araguaia, com data ainda a ser definida pelas instituições parceiras.

Fazem parte do Ciman, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, Perícial Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Polícia Militar de Proteção Ambiental.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet