Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
01:09:07
informe o texto

Notícias / Política

29/08/2019 às 18:00

Vereador chama prefeito de mentiroso e o compara a Silval; aliado defende e acusa Estado de não fazer repasses

A discussão ocorreu devido o rebaixamento da nota que mede a capacidade de pagamento da Capital.

Luana Valentim e Alline Marques

Vereador chama prefeito de mentiroso e o compara a Silval; aliado defende e acusa Estado de não fazer repasses

Foto: Assessoria Câmara

A discussão na sessão da Câmara de Cuiabá nesta quinta-feira (29) ficou pautada pelo rebaixamento da nota da capital junto ao Tesouro Nacional. O vereador Diego Guimarães (PP) não poupou críticas ao prefeito o chamando de mentiroso e comparando-o com o ex-governador Silval Barbosa (MDB), confesso em diversos casos de corrupção. Já Chico 2000 (PR) defendeu a gestão municipal, acusou o Estado de não fazer repasses para prefeitura e aposta na reforma administrativa para equilibrar as contas da administração municipal.

De acordo com o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2019, o Tesouro Nacional rebaixou a nota que mede a capacidade de pagamento da Capital de B, o que, até então, deixava a administração municipal apta a tomar crédito com garantia da União, para C. O prefeito justificou o rebaixamento devido aos financiamentos realizados na gestão dele e assim que os pagamentos começarem a ser feito deve aumentar novamente.

Porém, Diego Guimarães, diz que o chefe do Executivo mentiu com relação à esta informação. “O prefeito faz da mentira algo recorrente e acha que a população é desinformada e que os vereadores não leem e não estudam as matérias”. De acordo ele, o rebaixamento da nota de Cuiabá com relação a sua capacidade de pagamentos não se deve aos financiamentos. Isto porque são analisados três quesitos e no de financiamento a prefeitura tem, inclusive, nota A e o percentual de endividamento caiu de 2018 para 2019.

“O grande problema de Cuiabá é a ausência de uma poupança de receita corrente líquida, que é um acumulo de dinheiro para garantir investimento e poder realizar política pública, e o comprometimento da liquidez de Cuiabá. Saltamos de 45% em 2018 para 214% em 2019. Hoje as contas públicas de Cuiabá estão comprometidas e já há fornecedores recebendo com atraso”, relatou Guimarães, que já especula sobre a possibilidade de atraso salarial.

“O prefeito tem que falar a verdade e não vender mentiras. Não falar que nós estamos vendendo o caos, quem provoca o caos é ele. Nós temos obrigação de informar e fiscalizar”, afirmou.

O parlamentar explica que o rebaixamento da nota prejudica as contas públicas por impedir  novos financiamentos já que o município não pode ter a União como avalista.

Sem poupar críticas, Diego apontou às semelhanças com o ex-governador Silval Barbosa como o envolvimento em escândalos de corrupção, obras da Copa, precatórios, e até mesmo o partido. “Comparar Silval com Emanuel é quase inevitável. São gestões temerária que não se preocupam com o futuro da cidade, como Silval não se preocupou com futuro do estado e no fim das contas quem paga conta é a população”.

Quanto à disputa eleitoral no próximo ano, Diego adianta que Emanuel deveria ficar de fora do pleito. “Ele nem deveria ser candidato para evitar passar o maior vexame da história”. Sobre sua candidatura, o vereador prefere não falar em nomes.

Como aliado de Emanuel, Chico 2000 saiu em defesa do prefeito e diz que a oposição faz críticas apenas por prazer. “Na verdade, toda crítica construtiva devemos dar atenção e corrigir as falhas, no entanto, às feitas à gestão são feitas apenas pelo prazer de criticar. Falam do endividamento, mas não falam do governo. Tem repasse que deveriam ser feitos a Cuiabá e eles ignoram. Precisamos restaurar a verdade”, afirmou.

O vereador destacou ainda que o rebaixamento da nota tem diversos fatores e a prefeitura está tomando providências para garantir o equilíbrio fiscal como o envio da reforma administrativa para Câmara que tem o objetivo de reduzir despesas e ajustar às receitas pra garantir maior capacidade de investimento.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet