Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
06:38:37
informe o texto

Notícias / Política

30/08/2019 às 08:08

Ministro confirma Câmara de Conciliação para pacificar caso Jarudore

Leiagora

Ministro confirma Câmara de Conciliação para pacificar caso Jarudore

Foto: Assessoria

Após reunir-se com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a bancada de Mato Grosso e lideranças do município de Poxoréu, onde está localizado o Distrito de Jarudore, se encontraram no Palácio do Planalto com o ministro chefe da Advocacia Geral da União, André Mendonça, na manhã dessa quinta-feira (29). O deputado federal, José Medeiros (Pode), principal articulador da agenda com Bolsonaro e ministros, confirmou que AGU atuará no processo que visa devolver milhares de hectares da área de Jarudore a etnia dos Bororos como conciliadora.

"O ministro foi muito receptivo, relembramos a ele casos como o Suiá Missú, que foi extremamente traumático na história de Mato Grosso e do Brasil, com mais de 20 produtores que perderam posses se suicidando, dentre tantos outros prejuízos sociais, e a saída proposta pelo advogado geral da União é uma câmara de conciliação. Vamos chamar Funai, Ministério Público, representantes dos produtores e moradores do Distrito, com a AGU mediando um acordo. O ideal é que cheguemos a um denominador comum, seja por compensação ou por outro tipo de entendimento, que permita um cenário onde famílias que há 100 anos estão ali e também indígenas sejam protegidos em seus direitos", comentou.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim (PDT), esteve na reunião ao lado de membros do Legislativo Municipal da cidade e relatou o quanto é importante o reforço dos representantes políticos, mesmo se tratando de um processo judicial, já vencido pelos representantes legais dos indígenas em primeira instância e que agora está no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

“Importante ressaltar a atuação de toda bancada federal e a bancada estadual que também acompanha esta questão. A reunião com o ministro da AGU foi fundamental porque nos deu horizonte e esperança de vencermos esta batalha que é por Jarudore", ressaltou. 

Bolsonaro

Mais cedo, com Bolsonaro e os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Abraham Weintraub, da Educação, Paulo Guedes, da Economia, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, os representantes de Mato Grosso, incluindo o governador Mauro Mendes (DEM), receberam o aval do Governo Federal para o acesso a um empréstimo junto ao Banco Mundial para a quitação de uma dívida de R$ 1 bilhão com o Bank of America, em anos anteriores, além da confirmação que o Planalto trabalha para o pagamento do FEX, de R$ 1 bilhão, que Mato Grosso tem a receber.
Direto da assessoria, Ana Karla
 




 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet