Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
06:34:41
informe o texto

Notícias / Geral

31/08/2019 às 20:58

​Queimadas invadem mais de 70 propriedades no Morro São Jerônimo e moradores reclamam da falta de ajuda - vídeo

Moradores temem mais prejuízos e clamam ajuda

Iury Lupaudi

​Queimadas invadem mais de 70 propriedades no Morro São Jerônimo e moradores reclamam da falta de ajuda - vídeo

Foto: Celso Meireles / LTV

Moradores estão em pânico com o avanço das queimadas na região do Morro São Jerônimo (23 km de Cuiabá), região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Segundo o morador Hélder Douglas, o fogo começou nesta sexta-feira  (30) e já atingiu mais de 70 propriedades da região até as 14h deste sábado.

A equipe do LTV/Leiagora esteve no local e registrou o momento em que as chamas invadiam pastos, plantações e zona residencial. A área é de responsabilidade do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ibama- Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos  Recursos Naturais Renováveis.  Segundo Douglas, ambos, somado ao Corpo de Bombeiros não deram apoio ao fato, com isso famílias estão tendo que fazer todo o trabalho na tentativa do controle das chamas.

"Estamos sozinhos, sem apoio. São noites sem dormir. O prejuízo já é grande, pastos queimados, animais morrendo. Apoio do Corpo de Bombeiros não tivemos nenhum. Não existiu brigadista do ICMBio, não existiu ninguém do IBAMA, ninguém da Sema [ Secretaria de Estado de Meio Ambiente] pra acompanhar. Veio um pessoal para fazer um levantamento de onde tinha sido queimado, mas ajuda para apagar ou controlar, não. " ressalta Douglas

O morador tem duas áreas na região afetada. Ele afirma que fez várias ligações ao Corpo de Bombeiros desde sexta-feira, insistiu no sábado, porém a única ação do órgão foi o registro da ocorrência para uma análise e o envio aos orgãos competentes.

"Perdemos pasto, perdemos lavouras. Eu perdi uma lavoura de dois hectares de mandioca plantada. O fogo passou e perdi tudo. Isso é prejuízo pra todo mundo. Tem companheiros que tem 50 cabeças de gado que queimou todo pasto dele e não sabe como manterá o gado nesse período" diz Douglas. 


 
A situação da região é ainda mais preocupante, pois a única ponte de acesso à comunidade está queimada e sem uso. A única forma de acesso, é por um desvio em um córrego que passa pela região, porém é fundo e arriscado.  Douglas afirma que o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão já foi informado sobre o assunto e seria protocolado na prefeitura o pedido da ponte, mas até o momento não foi enviado o documento de registro.

"Se ninguém vir nos ajudar, serão mais de 70 propriedades atingidas e a situação vai piorar." finaliza o morador.

O Morro São Jerônimo é um dos principais pontos turísticos da região do Parque Nacional da Chapada, tem uma altitude de 800 mentros , sendo assim um dos pontos mais altos da região. 

Nossa equipe enviará as imagens e a matéria para os órgãos competentes e solicitará uma posição para ajudar a região afetada. 

Vejas nossas reportagens sobre as queimadas. CLIQUE AQUI.

VEJA O VÍDEO EXCLUSIVO
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet