Cuiabá, sexta-feira, 12/07/2024
21:06:37
informe o texto

Notícias / Variedades

02/09/2019 às 12:25

Prefeitura abre inscrições para visita técnica nas obras de restauração da Casa de Bem Bem

Iniciativa quer levar conhecimento sobre a importância da preservação do patrimônio histórico à sociedade civil

Leiagora

Do quintal de mangueiras muita gente se lembra. Festas de São Beneditos foram celebradas ali durante mais de 10 anos. A casa de memórias sofreu avarias, mas se recupera e está aberta para visitação. As parede tem memórias. E são essas memórias que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo quer restaurar com a abertura de inscrições à sociedade civil para visita técnica às obras da Casa de Bem Bem, que serão realizadas todas às quartas-feiras pela manhã.

Os caminhos do centro são história. Da janela alta do Museu da Imagem e Som, num piscar de olhos o contemporâneo torna-se histórico. Ignore os fios de luz e a Cuiabá antiga se revelará. Esse é um dos muitos ângulos que, como máquinas do tempo, tele transportam quem caminha com olhos nostálgicos pelo Centro Histórico de Cuiabá.

“Essa visita técnica para nós, leigos, e eu me incluo nisso, é um enriquecimento de conhecimento muito grande, faz com que a gente valorize ainda mais o trabalho de arquitetos, restauradores, de quem luta para recuperar e proteger os patrimônios históricos, faz com que a gente desperte para investir mais neste setor e entenda o porquê da defesa de que patrimônios como este continuem em pé, funcionando. E desperta mais o amor por uma cidade que tem 300 anos, que tem uma história toda construída e que a gente não pode descartar sem respeitar toda sua história”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O plano é que um grupo de 15 pessoas, da sociedade civil, de organizações governamentais e não governamentais, da imprensa, ou seja, qualquer pessoa interessada em aprender sobre valorização do patrimônio histórico possa acompanhar as obras de restauração da Casa de Bem Bem.

A visita será realizada em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da casa. As palestras campais serão ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

Para se inscrever, basta preencher o formulário com dados pessoais e entregar na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo ou enviar para o email: alessandra.barbosa@cuiaba.mt.gov.br. Mais informações pelo telefone (65) 3617-1261.

 

/ Prefeitura de Cuiabá 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet