Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:47:02
informe o texto

Notícias / Política

03/09/2019 às 14:45

Presidente do Senado afirma que MT fez o “dever de casa” e que empréstimo será aprovado

O pedido de empréstimo junto ao Banco Mundial será lido nesta terça-feira (03.09), a partir das 15 horas, horário de Brasília, no Plenário da Câmara

Leiagora

Presidente do Senado afirma que MT fez o “dever de casa” e que empréstimo será aprovado

Foto: Assessoria

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, afirmou que em 48 horas será aprovado o pedido de empréstimo para o Estado de Mato Grosso. A confirmação aconteceu durante reunião na residência do presidente com o governador Mauro Mendes, o senador Jayme Campos e o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Carlos Fávaro, no fim da manhã desta terça-feira (03.09).

Davi Alcolumbre destacou que a agilidade com que o Senado irá trabalhar é uma resposta ao esforço fiscal que o Governo de Mato Grosso fez para conquistar esse empréstimo. 

“Eu quero assegurar ao governador Mauro e aos senadores Jayme e Wellington [Fagundes] e a bancada de Mato Grosso, que o Senado Federal, como Casa da Federação, tem que proteger as unidades federadas do Brasil. Eu sei o trabalho que deu para o Estado construir esse financiamento. Teve que ajustar as contas, teve que fazer a modernização do Estado. Teve que cumprir várias regras. E só uma gestão eficiente e comprometida com a sociedade é que teria como fazer isso, e Mauro Mendes o fez”, destacou o presidente. 

“Vocês fizeram o dever de casa e a gente, nesse período curto de 48 horas, vai resolver o problema do empréstimo de Mato Grosso. Porque a gente está fazendo justiça, com a população  de MT, com a gestão do Mauro, que tem sido eficiente, e com a bancada, com Jayme Campos e o senador Wellington, que estão em Brasília ajudando o Brasil e Mato Grosso. Vamos fazer a leitura hoje, mandar para CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], fazer a leitura, e atender ao requerimento de urgência do Jayme”, disse, acrescentando que até a noite desta quarta-feira (04.09), o empréstimo será aprovado para que Mato Grosso dê mais um salto para o seu equilíbrio fiscal.

O governador Mauro Mendes destacou a importância do trabalho dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, do líder da Bancada Federal, deputado Neri Geller, e de todos os parlamentares que contribuíram para que o processo entrasse no Senado.

Ainda segundo o governador, o trabalho de todos os parlamentares permitiu que o presidente Davi Alcolumbre, “fizesse uma verdadeira ginástica para permitir que nós tenhamos chances de aprovar nessa semana o empréstimo, para que nós consigamos terminar e ficar livre dessa parcela de setembro, que é tão importante para o equilíbrio das contas de Mato Grosso”.

De acordo com Jayme Campos, com a ação do presidente será possível “colocar em votação na quarta-feira o empréstimo e nós matamos de fato esse problema que é o pagamento do empréstimo. Ai o governador Mauro Mendes já vai assinar o contrato e dar um refresco para o Estado”.

Trâmites do empréstimo

O pedido de empréstimo será lido hoje, a partir das 15h, horário de Brasília, no Plenário da Câmara. Após isso, segue imediatamente para a Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado. Um relator será indicado e irá emitir um parecer. O parecer será apreciado pela comissão que se reunirá novamente na quarta-feira, em sessão extraordinária, já designada pelo presidente da comissão, Omar Aziz, atendendo uma pedido do presidente Davi Alcolumbre.

Depois desse trâmite, o processo retorna ao plenário e será apreciado pelos senadores.
Direto da assessoria Secom MT, Laice Souza
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

Ver essa foto no Instagram

Olá meus amigos, nos reunimos com o presidente do Senado Federal, @davialcolumbre, na residência dele, aqui em Brasília, acompanhado do senador @jaymecamposmt e de @carloshbfavaro, nosso chefe do Escritório de Representação, para tratar dos trâmites do empréstimo. E tivemos ótimos resultados para Mato Grosso. Davi Alcolumbre afirmou que em 48 horas será aprovado o pedido de empréstimo. Ficamos muito felizes pela forma como formos recebidos, porque o presidente afirmou que as ações que nosso governo realizou na busca pelo equilíbrio fiscal foram fundamentais para conquistar esse empréstimo. O presidente Davi, que é do nosso partido, o @democratas, ressaltou que fizemos o dever de casa e, por isso, ele vai acelerar e resolver o problema do empréstimo. Obrigado presidente por ter feito uma verdadeira “ginástica” para permitir que nós tivéssemos a chance de ter esse empréstimo aprovado, para que possamos ficar livre dessa parcela de setembro de R$ 154 milhões, com o Bank of América. O pagamento dessa dívida é muito importante para o equilíbrio das contas de Mato Grosso. Quero aqui publicamente agradecer aos senadores Jayme Campos e @wellingtonfagundesmt, ao líder da Bancada Federal @nerigeller e aos nossos deputados federais por todo o trabalho e empenho para que esse empréstimo chegasse até o Senado Federal. Também quero estender os agradecimentos a nossa Assembleia Legislativa, ao nosso presidente @deputado_botelho, que também aprovou a tramitação para que pudéssemos efetuar essa transação bancária.

Uma publicação compartilhada por Mauro Mendes (@mauromendesoficial) em

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet