Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:52:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

03/09/2019 às 17:22

Judiciário reduz em 20% aquisição de copos descartáveis

A medida visa diminuir a produção de resíduos, gerando economia no orçamento.

Leiagora

Judiciário reduz em 20% aquisição de copos descartáveis

Foto: Reprodução internet

A aquisição de copos descartáveis (água e café) será reduzida em 20% para todo o Poder Judiciário de Mato Grosso, contribuindo para a diminuição da produção de resíduos e gerando economia no orçamento. A determinação é do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que oficiou a decisão na última semana e levou em consideração sugestão do Núcleo Socioambiental do TJMT para adoção de critérios referentes às questões de sustentabilidade.
 
Essa é uma das práticas voltadas para a gestão de consumo e de redução do impacto ambiental já desenvolvida no Judiciário Estadual, que tem por objetivo chegar a um patamar satisfatório na aplicação da sustentabilidade estabelecida no Prêmio CNJ de Qualidade para o ano de 2020. O foco é diminuir em 50% as aquisições desse material de consumo até o ano de 2022. A iniciativa vai evitar o descarte de toneladas de plástico em consonância com a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, consequentemente, com o Plano de Logística Sustentável do TJMT.

Dados do Departamento de Material e Patrimônio, da Coordenadoria Administrativa do TJ, mostram que de 1º de janeiro de 2018 a 31 de julho de 2018 houve consumo de 21.266 copos descartáveis, o equivalente a R$ 47.230,00. No mesmo período de 2019 o consumo foi de 16.244 copos descartáveis, que refletiu em um gasto de R$ 38.825,16. Os números mostram uma redução de 17,8%. Há dois anos o consumo de insumos como esses foi abolido da utilização do público interno, sendo distribuído apenas em locais que circulam público externo.

A líder do Núcleo Socioambiental do TJ, Ana Carolina Ribeiro da Cunha Ferreira, diz que é importante o envolvimento e a conscientização do público externo para que a medida adotada tenha efeito. “Sabemos que a novidade gera impacto quando tem a ver com questão ambiental. Aqueles que vêm de fora estão acostumados a ter copo descartável à vontade, mas é importante que tenha consciência de, por exemplo, utilizar apenas um copo durante o tempo em que esO chefe de divisão de controle de estoque do Departamento de Material e Patrimônio (DMP) da Coordenadoria Administrativa, Joilson Gonçalo de Amorim, afirma que por parte do público interno já houve a conscientização, principalmente porque a Alta Administração do TJMT tem dado total apoio às práticas sustentáveis. Joilson explica que medidas foram adotadas conforme o consumo de cada comarca e também no tribunal.
 
“Enviamos os copos de acordo com o consumo real de cada unidade. No caso de haver solicitação para um número maior de copos solicitamos justificativa que comprove a necessidade desse aumento. Essa é uma grande iniciativa do tribunal para contribuir com o meio ambiente”, afirma.
Da assessoria, Dani Cunha/TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet