Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:02:48
informe o texto

Notícias / Polícia

04/09/2019 às 08:59

Quase quatro mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães são destruídos pelos incêndios

O Corpo de Bombeiros continua o combate as queimadas.

Luzia Araújo

Quase quatro mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foram destruídos pelos incêndios florestais de grandes proporções que atingem a reserva, desde o início da temporada de seca no Estado.
A Área de Proteção Ambiental (APA) também foi devastada pelo fogo. Lá mais de 6,5 mil hectares foram queimados. O incêndio continua no local.

O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) continua o combate as queimadas nas duas áreas.

Devido ao tamanho dos incêndios, os militares contam com o apoio da aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Brigada Descentralizada do Corpo de Bombeiros (BDBM) e Exército Brasileiro, que foi emprego nos trabalhos no último domingo (01). 

No último sábado (31) foi finalizado o combate a um incêndio florestal na região de Coxipó do Ouro e comunidade São Jerônimo. O fogo iniciou no dia 27 de agosto.

No local, os bombeiros atuaram fazendo revezamento de pessoal para que a ação continuasse sem interrupção até conter as frentes do fogo. Apesar dos fortes ventos, a chama foi contida. Para esta ação foram necessários 20 militares. 

Já neste domingo (01), o Grupo de Aviação dos Bombeiros foi acionado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para apoiar o combate terrestre realizado pelas equipes de brigadistas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. 

As equipes terrestres concentraram esforços na construção de um aceiro negro para conter a linha de incêndio, enquanto a aeronave focou seus lançamentos na região que favorecesse a dinâmica e possibilitasse a finalização do aceiro. 

O grupo realizou também o combate de um foco de incêndio próximo ao morro São Jerônimo. No combate a estas ocorrências foram empregadas duas aeronaves, cinco autos rápidos florestais, um auto tanque com capacidade de 30 mil litros, um caminhão pipa de 15 mil litros, uma piscina de 18 mil litros, um caminhão cisterna do Exército, uma viatura de transporte de tropa também do Exército, 45 bombeiros militares, 20 militares do Exército Brasileiro, 20 Brigadistas do ICMBIo e cerca de 32 mil litros de água lançada.

Devido ao vento forte, temperatura alta, umidade do ar baixa e vegetação extremamente seca com muita biomassa acumulada, os riscos do incêndio na região ainda são altos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet