Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:56:59
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

04/09/2019 às 09:26

Leite tem queda de 6,97% no índice de captação em MT

O período de estiagem está afetando o setor

Gabriella Arantes

Leite tem queda de 6,97% no índice de captação em MT

Foto: Reprodução

O índice de captação do leite registrou sua segunda queda consecutiva em Mato Grosso, a baixa foi de 6,97% em relação a junho. Foi o que apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o Boletim do Leite publicado mensalmente pelo Imea, o período de estiagem está afetando o setor. “No comparativo anual, a oferta de leite encontra-se 3,74% menor, em razão de que a seca neste ano está sendo relativamente mais intensa do que em 2018, em virtude do El Niño”, diz o relatório. 

Diante disso, houve um laticínio na região Centro-Sul que optou por paralisar as atividades em junho até o retorno das chuvas com regularidade. 

“Cabe salientar que a menor oferta de leite neste ano em Mato Grosso também está associada com o fraco desempenho no mercado lácteo, que tem pressionado o preço do leite pago ao produtor, levando-o a postergar investimentos. Esta situação também afetou as finanças de outro laticínio na região Médio-Norte, que encerrou as atividades em junho. Em suma, com uma produção menor e preços estagnados, o produtor e a indústria estão com as margens apertadas”, acrescenta o instituto.

Com a demanda por derivados lácteos estagnada, o preço da matéria-prima no campo permaneceu estável em julho, sendo R$1,09/litro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet