Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
13:24:00
informe o texto

Notícias / Política

09/09/2019 às 09:01

MT deve ter presídio para condenados de facções criminosas

Caso o projeto saia do papel, serão mais 200 vagas com Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que inclui maior grau de isolamento e restrições de contato com o mundo exterior.

Fernanda Leite

MT deve ter presídio para condenados de facções criminosas

Foto: Assessoria

Mato Grosso poderá ter um presídio especifico para presos condenados que são ligados a alguma facção criminosa. A informação é do deputado estadual João Batista (Pros). O espaço avaliado para a penitenciária está localizado ao lado da Penitenciária Central do Estado (PCE), bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.

A ideia do projeto, segundo o parlamentar, é isolar os criminosos ‘novatos’ dos antigos. “Os presos que são líderes de facções dominam os demais presos. Os mais novos que cometem crime pela primeira vez, por exemplo, e querem sair do mundo crime, não podem porque passam a dever favores as facções. Cobram proteção, que dão a eles nos presídios, colchão, mesmo sendo o Estado que compra. Cuida dos familiares dos presos e assim não conseguem deixar o crime. Temos que afastá-los”, explica o parlamentar.

Caso o projeto saia do papel, serão mais 200 vagas com Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que inclui maior grau de isolamento e restrições de contato com o mundo exterior. O RDD é a espécie mais drástica de sanção disciplinar, restringindo, como nenhuma outra, a liberdade de locomoção do preso e alguns dos seus direitos.
 
"Presos não vivem mal, se vivessem, não retornavam para os presídios"

 Para o parlamentar, que é ex-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindspen), os presos em Mato Grosso não vivem mal. “Se vivessem, não retornavam aos presídios”, disse.

O deputado alega defender que presos devem trabalhar para cobrir os gastos que o Estado têm com eles. Ele aconselha ainda, que deve-se parar de construir puxadinhos e construir verdadeiras unidades prisionais.

“Defendo presídios com qualidade, mas não com ar-condicionado, camas king sizes e outras regalias. A lei de execução penal, diz que o preso tem direito ao sistema laboral, educacional, religiosa e outros. Então, tem que existir espaço anexo as unidades prisionais para que eles trabalhem e, assim, é possível que o gasto com o preso seja retirado da mão de obra deles. Os índices de violência cai e reduz o índice de reincidência”, avaliou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet