Cuiabá, segunda-feira, 16/09/2019
22:42:32
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/09/2019 às 09:28

Medidas para alavancar a agricultura familiar de Mato Grosso é discutida

A proposta é fomentar um grande espaço de negócios, com o papel estratégico de abrir as portas de um novo mercado consumidor

Leiagora

Medidas para alavancar a agricultura familiar de Mato Grosso é discutida

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) iniciaram na quinta-feira (05.09), em Sinop, o trabalho que avaliará a criação de um grande estande da Agricultura Familiar, durante a realização da 3ª edição da Norte Show 2020. A feira se tornou a principal vitrine do Agronegócio na região Norte de Mato Grosso.

O primeiro encontro entre os parceiros foi realizado na sede da Acrinorte, com a presença do secretário da Seaf, Silvano Amaral, dos diretores da Acrinorte Gilson Gobby e Adriano Campos, o gestor da Associação Carlos Hartmann, e a participação de importantes instituições, como a Embrapa, Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Prefeitura Municipal de Sinop, Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e outros apoiadores que farão parte do projeto.

A proposta é alavancar a Agricultura Familiar com a oferta de um grande espaço de negócios, que terá o papel estratégico de promover a produção familiar e abrir as portas de um novo mercado consumidor. Além de estar aberto à comercialização de produtos para consumo doméstico, o estande também terá a função de favorecer a venda de produtos da agricultura familiar em larga escala, criando um ambiente favorável e aproximando o produtor de futuras indústrias e consumidores.

“Queremos agradecer a disposição do presidente Olvide Galina [Acrinorte], e dizer que estamos projetando um grande espaço para demonstrarmos o potencial econômico da agricultura familiar, não apenas em números de produção, mas no quanto essa mesma produção pode refletir na economia das próprias famílias, de seus municípios, região e estado. É um potencial de crescimento e incremento financeiro que cresce em nível exponencial, e precisamos demonstrar a importância do produtor familiar na formação do nosso produto interno", enfatizou Silvano Amaral.

Outras possibilidades, como a oferta de palestras técnicas, capacitação, exposição de maquinários e equipamentos, demonstração de novas culturas e o atendimento aos municípios e agricultores também estão sendo avaliados. Um grupo de trabalho foi criado para a elaboração do projeto, que será discutido em, no máximo, 30 dias.

Este ano, a Norte Show contou com a participação da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e do governador Mauro Mendes. Durante os três dias de evento, a feira reuniu um público de mais de 32 mil pessoas, 164 expositores e 700 marcas com a demonstração de produtos e novas tecnologias voltadas ao incremento e otimização da lida no campo. Foram movimentados mais de R$ 1 bilhão em negócios. A 3ª edição da Norte Show, em 2020, será realizada no período de 21 a 24 de abril.

 
Direto da redação, Naiara Martins | Seaf-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet