Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:03:13
informe o texto

Notícias / Variedades

11/09/2019 às 14:52

Quatro décadas da carreira de Zé Ramalho e do lançamento de admirável gado novo são comemorados em especial da TV

Registro vai ao ar neste sábado, 14, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil

Leiagora

Quatro décadas da carreira de Zé Ramalho e do lançamento de admirável gado novo são comemorados em especial da TV

Foto: Rafael Passos

O registro que comemora os 40 anos de carreira de Zé Ramalho, derivado da turnê 2019 em excursão pelo país do cantor, compositor e instrumentista paraibano, ganha sua primeira exibição em TV. O especial em formato de show ao vivo vai ao ar neste sábado, 14, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil. A faixa ‘Admirável Gado Novo’, que também está completando quatro décadas de lançamento em 2019, é uma das atrações do repertório captado na cidade natal do artista.
 
O hino-manifesto político-sociológico-filosófico ‘Admirável Gado Novo’ teve destaque mormente no segundo álbum solo do artista, ‘Zé Ramalho 2’ (Epic/CBS), pela crítica às condições sociais sub-humanas da época da sua composição. Denuncia a massificação, divisão social do trabalho e a luta de classes, assim como o conformismo comparando-o ao gado, “povo marcado, povo feliz”, com o regime governante e a falta de consciência sobre o poder de mudança. Estrofes e parágrafos fazem referências a obras clássicas da literatura, como Admirável Mundo Novo, do britânico Aldous Huxley, e 1984, do indiano George Orwell. Há também a alusão ao clássico do cinema ‘Tempos Modernos’ (1936) ao abordar a mecanização do trabalho.
 
O show que será exibido na TV, e que roda o país, é composto por alguns dos sucessos de maior repercussão de Zé Ramalho, responsáveis por impulsionar vendas de milhões de discos, contribuindo para apreciação da crítica especializada. ‘Beira-mar’, ‘Táxi Lunar’, ‘Chão de Giz’, ‘Vila do Sossego’, ‘Frevo Mulher’, ‘Avohai’, ‘Banquete de Signos’, ‘Eternas Ondas’ e ‘Garoto de Aluguel’ são alguns dos atrativos apresentados ao decorrer de 1h30 de apresentação.
E também canções de outros autores ‘ramalheadas’ ao estilo próprio de Zé Ramalho. ‘Entre a Serpente e a estrela’, versão de Aldir Blanc para um clássico country americano (‘Amarillo by Morning’) e ‘Sinônimos’, de Cláudio Noam, Paulo Sérgio e César Augusto, gravado originalmente por Zé Ramalho com a dupla Chitãozinho e Xororó, em 2005. Abrindo e fechando o registro, a mensagem de Gonzaguinha com ‘O que é, o que é?’, no arranjo ralentado de Zé Ramalho. E do pai, Gonzagão, com ‘A vida do viajante’, da autoria de Luís Gonzaga e Hervé Cordovil.
 
Turnê – Projetada principalmente para teatros de médio e grande portes, a turnê ’40 anos de Música’ chegará até o final deste ano em Vitória (7 de setembro), Uberlândia (20 de setembro), Goiânia (12 de outubro), São Paulo (22 a 24 de Outubro) e Rio de Janeiro (9 de novembro), entre outras cidades. Já percorreu algumas das principais capitais brasileiras, dentre elas Recife, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Belém.
Direto da assessoria, Rodrigo Cabral
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet