Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:27:36
informe o texto

Notícias / Geral

15/09/2019 às 08:01

Carinho e acolhimento sem tabus e julgamentos são essenciais na atenção às pessoas com depressão

Quebrar o tabu e acolher será sempre as melhoras alternativas na hora de lidar com alguém em depressão ou que passe por momentos de sofrimento.

Luzia Araújo

Carinho e acolhimento sem tabus e julgamentos são essenciais na atenção às pessoas com depressão

Foto: Ilustrativa

Evitar o julgamento, falar abertamente sobre o assunto e dar afeto e carinho são algumas orientações para prevenir o suicídio. Quebrar o tabu e acolher será sempre as melhoras alternativas na hora de lidar com alguém em depressão ou que passe por momentos de sofrimento. Quem falou sobre o assunto com a reportagem do Leiagora é a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT), Morgana Moura.

“Como o suicídio é tratado como um tabu na sociedade, devemos nos policiar para ver se não fazemos algum julgamento de valor. O segundo ponto é falar abertamente sobre o assunto e ficar atento as expressões do esvaziamento da vida, como por exemplo, quando a pessoa fala: “vocês seriam muito melhores se eu não existisse” ou “a vida seria mais fácil se eu não tivesse aqui”. Por fim dar afeto e carinho, oportunizando para os familiares e as pessoas que estão em sofrimento um momento para poder falar sobre os seus sentimentos. A psicoterapia é um espaço institucionalizado para isso, mas uma troca afetiva, comendo bolo com uma avó, também é um espaço de escuta”, destacou.

A presidente destacou que os familiares também devem fazer o tratamento. “Não é fácil estar nesse lugar onde ela acaba ficando como vigilante. Nos serviços públicos as atividades são voltadas para o paciente, mas também são voltadas para os familiares. Então, os familiares se não forem acompanhados podem adoecer e ser uma outra vítima”, completou Morgana.

Para a especialista, os cuidados com a saúde mental deveriam ser discutidos durante todo ano. “Temos o hábito de falar sobre suicídio em setembro e depois esquecemos de cuidar da saúde mental. Temos que nos alimentar com o que faz bem para o coração e a mente. Isso é uma das principais coisas para nos deixar com a mente saudável”, disse. 

É preciso estar atento aos sinais que as pessoas emitem no seu dia a dia para poder acolher, ouvir sem julgamentos e ajudá-la a procurar o tratamento adequado com profissionais capacitados. A Política Nacional de Saúde Mental prevê uma rede de atenção psicossocial que vai desde a atenção básica até a hospitalar. Na rede pública atualmente, o serviço é ofertado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet