Cuiabá, sábado, 19/10/2019
05:35:43
informe o texto

Notícias / Polícia

16/09/2019 às 14:07

Coordenador da Sema é preso em operação contra desmatamento

Na ação foram cumpridos 12 mandados de prisão e 13 de buscas contra engenheiros florestais, empresário e servidores.

Luzia Araújo

Coordenador da Sema é preso em operação contra desmatamento

Foto: Marcos Vergueiro/Reprodução

O coordenador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ronnky Chaell Braga da Silva, foi preso na 6ª fase da Operação Polygonum, deflagrada nesta segunda-feira (16) pela Polícia Judiciária Civil (PJC) e o Ministério Público Estadual (MPE). 

Na ação foram cumpridos 12 mandados de prisão e 13 de buscas, totalizando 25 ordens judiciais expedidas contra engenheiros florestais, empresário e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os mandados foram expedidos pela Juíza da Vara Especializada do Crime Organizado, Ana Cristina Silva Mendes.

Os inquéritos policiais instaurados para a apuração do esquema se encontram sob segredo de justiça, por isso não se sabe como era a participação do servidor na fraude. Ronnky já foi candidato a deputado estadual em 2014 e atualmente ocupa a função de coordenador no órgão estadual. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema ) informou que os servidores envolvidos nesta fase da operação serão afastados, quando efetivos, e exonerados caso sejam exclusivamente comissionados.

O órgão informou ainda que o trabalho de analistas da Sema, em apoio às fases anteriores da Operação Polygonum, possibilitou o cruzamento de informações para identificação de fraudes em tipologia vegetal para deflagração da 6ª fase da operação.

A ação, com foco na tipologia de áreas,  investiga fraudes praticadas por servidores públicos, proprietários rurais e engenheiros florestais, no âmbito da Gestão Florestal, visando a supressão da vegetação nativa, diminuindo a área destinada à Reserva Legal, ao classificar a tipologia da propriedade de área de floresta em área de cerrado, em desconformidade com a lei.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet