Cuiabá, sábado, 20/04/2024
02:18:54
informe o texto

Notícias / Polícia

16/09/2019 às 14:07

Coordenador da Sema é preso em operação contra desmatamento

Na ação foram cumpridos 12 mandados de prisão e 13 de buscas contra engenheiros florestais, empresário e servidores.

Luzia Araújo

Coordenador da Sema é preso em operação contra desmatamento

Foto: Marcos Vergueiro/Reprodução

O coordenador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ronnky Chaell Braga da Silva, foi preso na 6ª fase da Operação Polygonum, deflagrada nesta segunda-feira (16) pela Polícia Judiciária Civil (PJC) e o Ministério Público Estadual (MPE). 

Na ação foram cumpridos 12 mandados de prisão e 13 de buscas, totalizando 25 ordens judiciais expedidas contra engenheiros florestais, empresário e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os mandados foram expedidos pela Juíza da Vara Especializada do Crime Organizado, Ana Cristina Silva Mendes.

Os inquéritos policiais instaurados para a apuração do esquema se encontram sob segredo de justiça, por isso não se sabe como era a participação do servidor na fraude. Ronnky já foi candidato a deputado estadual em 2014 e atualmente ocupa a função de coordenador no órgão estadual. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema ) informou que os servidores envolvidos nesta fase da operação serão afastados, quando efetivos, e exonerados caso sejam exclusivamente comissionados.

O órgão informou ainda que o trabalho de analistas da Sema, em apoio às fases anteriores da Operação Polygonum, possibilitou o cruzamento de informações para identificação de fraudes em tipologia vegetal para deflagração da 6ª fase da operação.

A ação, com foco na tipologia de áreas,  investiga fraudes praticadas por servidores públicos, proprietários rurais e engenheiros florestais, no âmbito da Gestão Florestal, visando a supressão da vegetação nativa, diminuindo a área destinada à Reserva Legal, ao classificar a tipologia da propriedade de área de floresta em área de cerrado, em desconformidade com a lei.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet