Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:28:11
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

16/09/2019 às 16:00

​Belo Horizonte debaterá os rumos do Brasil

O “10º Fórum Liberdade e Democracia”, que acontece em 23 de setembro, receberá nomes de peso da economia nacional, como o ministro, Paulo Guedes

Leiagora

​Belo Horizonte debaterá os rumos do Brasil

Foto: Idanir Pawelkiewicz

O Brasil é a principal potência econômica da América Latina e figura entre as dez maiores economias do mundo, conforme o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ainda assim, o país não conseguiu alcançar um patamar de prosperidade e desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. Mas, por quê? O que pode ser feito para mudar esse cenário? Esses e outros questionamentos serão abordados na 10ª edição do Fórum Liberdade e Democracia, que acontece na capital mineira, no dia 23 de setembro, de 14h às 20h, no Palácio das Artes.

O evento, realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte (IFL-BH), instituição que desenvolve novas lideranças com valores de liberdade, traz como tema: "O caminho para a prosperidade". “O encontro será uma oportunidade para envolver toda a sociedade em debate no qual serão discutidas questões ligadas à economia, ética e empreendedorismo. Queremos propagar ideias que norteiem a construção de uma sociedade mais livre, justa e próspera para todos, evitando a burocracia, a regulamentação em excesso, e combatendo privilégios”, destaca o presidente do IFL-BH, Lucas Vidigal.

Para discutir os fatores que impedem o crescimento do país em todos os campos, e ainda para apresentar possíveis soluções e caminhos para transformar os rumos do Brasil, o fórum reunirá nomes que ocupam papéis importantes no cenário econômico nacional e com trajetórias e reputação relevante em suas áreas de atuação. Entre os convidados está o ministro da Economia, Paulo Guedes. PhD em economia pela universidade de Chicago, Guedes já foi professor universitário, sócio fundador do Banco Pactual e do Instituto Millenium, além de ter integrado os conselhos de empresas como PDG Realty, Localiza e da Anima Educação.   Durante o evento, ele será homenageado com o “Prêmio Liberdade da Década”, honraria que será concedida pela primeira vez em um evento do IFL-BH.

“A escolha do Paulo Guedes para receber essa homenagem, se deve, principalmente, por seu histórico de defesa da liberdade econômica e por seu comprometimento com a retomada do crescimento do Brasil à frente do Ministério da Economia, em favor da livre iniciativa, da livre concorrência e da redução do ônus do Estado sobre a sociedade”, explica Lucas.

 

Programação

 

O fórum será divido em painéis temáticos e será aberto pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que fará um panorama do trabalho que tem desenvolvido no Estado.

O primeiro painel, “Promessas”, vai tratar das origens do liberalismo e da sua aplicação no Brasil, esboçando um diagnóstico e um prognóstico para o futuro nas áreas ética, política e econômica. Os palestrantes serão o coordenador do curso de Relações Internacionais do IBMEC-MG, Adriano Gianturco; Eduardo Wolf, doutor em Filosofia pela USP, professor e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP e editor da coluna Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo; e o Economista e presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão.

O segundo, “A Renovação no Parlamento”, que discutirá o papel do legislativo na retomada do desenvolvimento econômico, terá participação do deputado federal Kim Kataguiri, do DEM; e do estrategista político do Senado Federal, Márcio Coimbra.

Por fim, o painel “Agenda de Liberdade”, apresentará medidas objetivas, para a sociedade e o governo, com relação aos próximos passos na construção de uma sociedade mais livre e próspera. Os convidados são o economista internacional, Carlos Primo Braga; e o Cientista Político, Professor do Insper de São Paulo e Colunista da Folha de São Paulo, Fernando Shuller.

 

Prêmios

A cada edição, o Fórum Liberdade e Democracia presta uma homenagem à personalidades de destaque na sociedade com os prêmios “Liberdade” e “Liberdade Empresarial”. Neste ano, o homenageado com o “Prêmio Liberdade” será o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Ele será reconhecido pelo trabalho que vem desempenhando no setor público, na construção de um país mais transparente e por sua história de defesa da liberdade e dos direitos individuais nas organizações nas quais atuou.

Já na categoria “Liberdade Empresarial”, o premiado será o presidente da Suzano Holding e Chairman do Conselho de Administração da Suzano S.A, David Feffer. Ele será homenageado por sempre apoiar trabalhos e instituições que buscam mais liberdade para empreender, e por sua atuação à frente da organização.

Entre os condecorados em edições anteriores estão: o ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso; o empresário, Geraldo Rufino; o CEO da Renner, José Galló; o professor e escritor Vicente Falconi; o fundador da Localiza, Salim Mattar; o presidente da Drogaria Araújo, Modesto Araújo; e o empresário João Amoedo.

 

Serviço

10º Fórum Liberdade e Democracia

Data:23/09/2019

Horário: 14h às 20h

Local; Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte

Ingressos AQUI

 
  Direto da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet